Powered By Blogger

Logo

Logo

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Grand Austria Hotel

Consigo uma boa mesa com vista para o Rio Danúbio. Enquanto espero meu café, fico a admirar o entre e sai de hóspedes, cada uma com sua história e, certamente, uma mais fascinante que a outra. Por exemplo, duas mesas a minha esquerda está a filha do Conde Navajo, que com certeza está na cidade por causa do início da temporada da ópera, e, claro, por causa do jovem tenor, o mais novo astro da companhia londrina, que está estrategicamente sentado próximo a entrada do hotel, longe o suficiente para não haver comentários indiscretos, mas próximo o suficiente para acenos e trocas de sorrisos. Já do outro lado vejo meu bom amigo Professor Öw e seu inseparável caderno de rascunhos. Mais cedo um famoso historiador brasileiro, uma comitiva de nobres de algum pais exótico e pessoas inacreditavelmente comuns. Todos, como eu, aguardando por seu quarto enquanto saboreia um delicioso café ou uma fatia de bolo. E minha distração com as pessoas não me fez perceber que Grand Austria Hotel Tá na Mesa!



Grand Austria Hotel é um interessante jogo lançado em 2015 Virginio Gigli e Simone Lucini. De duas a quatro pessoas, com duração média de 75 minutos, em Grand Hotel os jogadores estão encarregados em organizar um hotel em Viena.

- Ei, eu jogo para me divertir, não para simular trabalho!



Desculpe, vörös elvtárs, esqueci-me de como vocês odeiam isso. Mas não seu preocupe, Grand Austria Hotel é um jogo com regras simples, bem fácil de jogar. A partida dura sete turnos, onde cada jogador deve fazer duas ações. O tabuleiro individual do jogador representa seu Hotel, com os quartos na parte de cima e o café abaixo. Os hospedes fica no café degustando a saborosa gastronomia austríaca, enquanto aguarda seu quarto ficar pronto.

No inicio do turno, joga-se vários dados (Nota do Sr. Slovic: A quantidade varia com o número de jogadores). Cada valor no dado corresponde a uma ação no hotel. As ações são: servir comida, servir bebida, contratar funcionários, preparar quartos e  ganhar dinheiro e/ou prestígio. Há uma sexta ação, que serve de coringa.A quantidade de dados daquele valor que ainda estão tabuleiro principal indica quantas vezes essa ação pode ser feita pelo jogador. Por exemplo, se há cinco dados de valor 3, pode-se preparar até cinco quartos. A única exceção a essa regra está na contratação de Funcionários, já que só uma carta pode ser baixada, mas os dados dão descontos no valor da contratação.



Os hospedes e os quartos tem cores relacionadas. Se a pessoa está em uma mesa azul, irá para um quarto azul. Por isso é importante escolher bem o hospede, pois se não houver um quarto pronto de sua cor, ele não sairá do café. Os hospedes em mesa verde podem ir para qualquer quarto. Quando um hospede entra no quarto, ele dá ao jogador Pontos de Vitória (PV) e alguns bônus, que estão descritos em sua carta.

- Então é só encher a barriga dos caras e mandar eles dormirem?

Parece muito com o que sua mãe faz toda a noite com você, kretén, mas tem alguns detalhes a mais. No fim dos turnos três, cinco e sete há pontuação da Influência. Os jogadores ganham pontos conforme a quantidade de influência que possuem. Depois todos perdem Infulência igual ao número da rodada. Se a nova influência ficou maior do que dois, o jogador ganha um bônus. Se voltou a zero, toma uma penalidade (Dica da Sra. Slovic: Nunca nemospreze a Influência do seu hotel. As penalidades podem ser bem cruéis). Quando um dado de prato ou bebida é escolhido e não há nenhum hospede em seu café esperando, ele fica na cozinha. A qualquer momento do turno do jogador é possível parar uma moeda (Nota do Sr. Slovic: A Moeda do Império Austro-Húngaro da época se chamava Krona)  para entregar até três pedidos.



No início da partida são escolhidos três objetivos gerais, que dão PV para os primeiros que os cumprirem. Os quartos estão agrupados nas cores. Sempre que todos do grupo forem ocupados, o jogador ganha um, bônus: PV para os azuis, Dinheiro para o Vermelho e Influência para o Amarelo. Os Funcionários dão várias vantagens. Alguns podem ser usados somente uma vez na partida, outros uma vez por rodada ou ficam sempre ativos. Já poucos dão PV no fim do jogo.

No fim do jogo cada quarto ocupado dá PV, dependendo do andar que está. Os pratos na cozinha também dão PV, mas os hospedes esperando na mesa tiram muitos pontos. Soma-se os pontos de objetivos cumpridos e de funcionários, se houver, e quem tiver mais PV ganha.

No geral, Grand Austria Hotel é um bom jogo para todos os gostos e idades. A primeira partida pode ser um pouco confusa, dada a quantidade de cartas, tanto de hóspede quanto de funcionários, mas o jogo é fluido e logo todos entendem o básico. E essa mesma grande quantidade deixa o jogo com um fantástica rejogabilidade. Uma partida sempre será bem diferente da outra. Um aspecto  interessante do jogo é que o primeiro jogador sempre será o primeiro e o último a escolher os dados, deixando o jogo equilibrado, já que o ultimo jogador irá fazer duas ações em sequência. Grand Austria Hotel proporciona oportunidade para grandes combos, mas ele pode ser bem punitivo se as escolhas não forem bem feitas. Üdvözöljük a Grad Austria Hotelben. Hogyan segíthetek?


Nenhum comentário:

Postar um comentário