O mundo é um lugar vasto. Nem
sempre as pessoas estão próximas daquilo que precisam. É ai que entramos,
rapaz. Seja rápido e esperto, que você se dará bem. Estude os ventos, saiba
como usá-los. Compreenda a paisagem, saiba qual o melhor caminho. E nunca, mas
nunca fique perto de uma Caveira. Agora vamos, que esses caixotes não se
entregam sozinhos. Kings of Air and Steam Tá na Mesa!
Kings of Air and Steam (ou KAS,
para facilitar) é um jogo criado em 2013 por Scott Almes, de dois a sete
jogadores, com duração média de 90 min. Nele os jogadores são pilotos de zepelins
que devem entregar vários produtos em um cenário steampunpk.
- Steampunk? Mas que droga é isso?
Por que não fazem jogos mais simples como antigamente e param de inventar essas
coisas nada a ver.
What's up, Doc? Steampunk é um
estilo literário riquíssimo e já há muitos jogos com o tema (Dica do Sr.
Slovic: Steampunk Rally e Scyhter são ótimos exemplos). KAS é um jogo muito bonito
visualmente, fácil de aprender, mas extremamente difícil de pegar. A partida se
desenvolve em cinco rodadas, cada um dividido em quatro turnos. Cada jogador
deve escolher uma facção, que possui habilidades diferentes. Os jogadores devem
pegar mercadorias nas fábricas, levar até um de seus armazéns e entregá-los nas
cidades onde houver demanda. Simples, certo? Mas o problema é que o caminho
entre a fábrica e os armazéns deve ser feito pelo ar, com os Zepelins. E depois
por trem, até a cidade. Cada jogador começa com um armazém.
A movimentação dos zepelins usa
uma interessante mecânica de programação de ações. Todos no início da rodada já
devem escolher os movimentos que as naves irão fazer nos próximos quatro
turnos. E essa escolha não pode ser alterada. A quantidade de movimento é
determinada pelo número que está nas cartas escolhidas e não se pode andar
menos do que determinado por ela. Além disso, como zepelins são grandes e
desajeitados, a movimentação é extremamente limitada, não sendo possível fazer
curvas fechadas, nem passar por dentro das cidades. O planejamento deve ser bem
cuidadoso, por uma casa a mais ou a menos pode fazer que você não pegue ou não
entregue os produtos.
- Cara, isso parece aula de
matemática. Tô fora!
Esse jogo não é para fracos. Volte
para seu dominó da multiplicação. KAS pode parecer complicado e assustar, mas
não é esse bicho de sete cabeças. Sempre depois de um movimento, o jogador deve
realizar uma ação: Melhorar sua nave, Melhorar seu trem, Construir um armazém,
Fazer uma entrega por trem ou Pegar dinheiro no banco. Os produtos só podem
chegam às cidades pela linha ferroviária. No inicio da partida, todos têm nível
um na ferrovia, o que significa que só podem se movimentar por uma cidade
adjacente ao deposito. A melhoria do trem aumenta a distância que pode ser
percorrida, mas o trilho a ser usado deve ter armazém, e se for de outro
jogador é necessário pagar uma taxa. As melhorias na Nave aumenta a quantidade
de produtos que pode ser transportada e o tipo de carta de movimento que pode
ser usada. As cartas mais poderosas tem um símbolo de diamante e no inicio
nenhuma pode ser usada.
No início da rodada determina-se
quais dos produtos serão produzidos em maior escala e o preços de venda, que
são determinados pela demanda. Sempre que a demanda de uma cidade é totalmente
atendida, entra uma nova, que pode ser diferente, mas somente uma vez na
partida. Depois, a cidade fica fechada. No final das cinco rodadas, conta-se o
dinheiro, armazém e melhorias, e vence quem tiver mais Pontos de Vitória (Nota
da Sra. Slovic: Normalmente quem investiu mais em sua infraestrutura).
No geral, Kings of Air and Steam é
um ótimo jogo. Foi uma grata surpresa conhecê-lo. Mais que só um jogo de pegar
e entrega, é uma aula de economia e logística. Como falamos, o planejamento de
movimentação deve ser bem calculado, mas mesmo a jogada perfeita pode dar em
nada por causa de outro jogador, que pensou a mesma coisa, mas agiu antes. Os
componentes são lindos. O tabuleiro modular e a grande quantidade de facções,
trona a rejogabilidade alta. Cada facção tem dois líderes e cada líder tem uma
habilidade diferente, que muda totalmente as regras e a dinâmica da partida.
Agora, suba no a bordo, fuja dos piratas aéreos e vamos entregar alguns pães.
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