O Mal nunca descansa. Sempre a
espreita, aproveitando as oportunidades para se espalhar e trouxer o Caos ou a
Ordem Tirânica, buscando acabar com a liberdade do povo. Ele pode surgir na
forma de um Cientista louco, uma Inteligência Artificial que quer destruir
todas as formas de vida ou mesmo como um Conquistador Pandimencional. Mas onde
há o Mal, sempre surge o Bem. Para dar justiça aos oprimidos, alento aos que
tem medo, esperança aos desprotegidos, acabando com todas as formas da maldade
. E o Bem tem um nome. Venham, pois Sentinelas do Multiverso Tá na Mesa!
Sentinelas do Multiverso é um jogo
criado em 2011 pelo trio Christopher Badell, Paul Bender e Adam Rebottaro. De
um a cinco jogadores, com duração média de 60 minutos, Sentinelas é um cardgame
onde os jogadores são parte de um grupo de super-heróis tentando salvar o mundo
mais uma vez.
- Tipo Liga da Justiça ou
Vingadores? Eca! Quadrinhos é coisa de criança!
Pena que você pensa assim, Sr.
Maturidade. Sentinelas usa e abusa das referências dos grupos mais famosos da
HQ e de alguns não tão conhecidos assim.
Como não poderia ser diferente, o jogo é cooperativo. Todos atuam juntos
em busca de um objetivo em comum: derrotar um vilão. O jogo base (Nota do Sr.
Slovic: Sim, por que já existe muitas expansões!) vem com dez heróis, quatro
vilões e quatro cenários, cada um com seus respectivos decks de cartas. O jogo
é bem simples, mas como todo bem cooperativo, muito difícil de vencer. O turno
é dividido em três fases: do Vilão, dos Heróis e do Cenário..
A carta da fase do cenário altera
algumas regras do jogo. Pode ser algo como uma erupção vulcânica na ilha
pré-histórica onde ocorre a batalha, ou vários inocentes quase sendo esmagados
pelos destroços no centro da cidade. Pode ser algo que afete apenas os heróis,
apenas o vilão ou todos. Já na fase do vilão, o Mal usa suas cartas para
derrotar os jogadores. Os vilões são diferentes entre si. Alguns tem
capangadas, outros usam raios da morte e escudos de força. A carta do Vilão
explicas as regras especiais de cada um. Na fase dos Heróis, os jogadores podem
os poderes de uma de suas cartas já baixadas, baixar uma carta e comprar outra.
Tanto Heróis e Vilões tem basicamente dois
tipos de cartas: as Permanentes e as Imediatas. Além disso, os Heróis tem as
Limitadas. As Imediatas, que são descartadas logo depois de usadas, são poderes
especiais, como um Super Sopro ou um Toque da Cura. Já as Permanentes são
Equipamentos ou alguma habilidade sempre em uso, como uma Aura de Fogo. As
Limitadas são como as Permanentes, mas mais poderosas, tanto que só pode ter
uma cópia em jogo.
- E o combate é assim tipo Pa,
Paw, Kapow?
Olha só, não é que o Sr.
Maturidade ficou empolgado? Deve ter acabado de ler Sabrina. A batalha é
frenética e, sem a cooperação e sinergia de todos, pode ser rápida e
desastrosa. Todos os vilões são fortes e não basta derrotá-los uma única vez.
Eles sempre voltam. Todas as cartas de Vilões tem dupla face. Assim que o Mal
perde, ele retorna (Nota do Sr. Slovic: E com novas regras e maneiras de jogar.
E às vezes mais forte). E toda a estratégia deve ser revista.
Muitos estereótipos heroicos estão
presentes: o Veloz, o Vigilante, o Tecnológico, o Força Bruta, o Psi. Gosta do
Flash? Vá de Tachyon. Quer o Thor? Tem o Rá. Misturar Super Homem com Capitão
América? Ok, pegue o Legacy. Tempestade com Aquaman? Fique com o Tempest. Lembra-se
do Spawn? Existe sua versão divina, a Fanatic. Tem para todos os gostos.
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