Hoje tem palhaçada? Tem sim
senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! Senhoras e senhores, meninos e
meninas, venho mui respeitosamente apresentar o maior espetáculo da Terra! Do longínquo
oriente, Tatsuo, o contorcionista. Sylva, o homem-bala. A turma de palhaços
LiBeLu. Primus, o Domador de feras. E nossa grande estrela, Macri, o Mago
Implacável. Venham se diverti e maravilhar com essas e muitas ouras atrações.
Aproximem-se, Gran Circo Tá na Mesa!
Gran Circo é um dos primeiros
jogos do Mestre Marcos Macri, lançado em 2012. Para três a cinco jogadores, com
duração média de 30 minutos, em Gran Circo os jogadores devem administrar seu
próprio circo.
- Jogo de circo? Que palhaçada é
essa?
Nenhuma palhaçada. Bozó! Gran
Circo, apesar do tema parecer bobo, é um belo jogo de gerenciamento. Ao
contrário do que se possa imaginar, o foco aqui não é o espetáculo (apesar dele
ser muito importante), mas administrar recursos para transformar seu circo no
maior show da Terra.
A partida se desenvolve em quatro
turnos, divididos em três etapas. No fim da segunda e da quarta rodada acontece
a Apresentação. No início do turno cada jogador vai pegar aleatoriamente três
artistas e ganhar dinheiro pelo número de estrelas que cada um tem, mas esses
talentos não ficarão no seu circo. Na segunda etapa, começando pelo primeiro
jogador, todos devem passar seu artista para outo jogador, colocando no
tabuleiro central, em forma de picadeiro (Nota da Sra. Slovic: Um método
interessante de balanceamento, quem fica com mais dinheiro não necessariamente
fica com os melhores artistas). Cada jogador pode ficar com no máximo três
artistas. No fim da distribuição, se alguém ficou com um repetido, deve mandar
para a Cooperativa, onde ficará disponível para os outros jogadores
contratarem. Depois, cada jogador deve escolher um ou dois Parceiros. Eles
podem ser Caça Talentos (Deixa você ficar com um artista de sua mão),
Empresários (Troca um artista com outro jogador), Sócio (Contrata um artista da
cooperativa de graça) e o Empresário (Dá descontos ao comprar uma Melhoria).
Já Na terceira, os jogadores podem
comprar melhorias para o circo. Há três tipos: Equipamentos, Barracas e
Propaganda. Os equipamentos dão Pontos de Vitória (PV) se o requisito dele for
cumprido (Nota do Sr. Slovic: Por exemplo, Sapatos & Perucas só darão Pvs
se você tiver um Palhaço no espetáculo). Já as Barracas, dão dinheiro e Pvs,
enquanto a Propaganda dá Pvs, mas ao contrário do Equipamento, elas são
descartadas no fim da Apresentação. Ainda na segunda etapa, os jogadores podem
contratar artistas que estão na Cooperativa. Se for o fim da segunda ou quarta
rodada, acontece o Espetáculo, onde são contados todos os Pvs.
- As regras são muito simples. Não
pode ser bom. Com certeza é nacional.
Xi, Marquinhos. Deixa de ter
síndrome de vira-lata. Claro que é nacional. Um dos melhores trabalhos do Macri
(Nota do Sr. Slovic: E um dos primeiros). Grand Circo já está na sua Segunda
Edição, que já vem com uma mini expansão, que adiciona a Administradora (que
pode ser usada uma vez por partida e dá alguns bônus), o Apresentador (que dá
PV dependendo de como o Espetáculo foi montado. É possível contratar um por
Apresentação) e Bonificação para os jogadores que compram o sexto Equipamento.
No geral, Gran Circo é um ótimo
jogo (Nota do Casal Slovic: Para nós é o segundo melhor jogo do Mestre Macri
até agora, só perdendo para Dogs. E temos uma cópia autografada! Assim como
Dogs!). Ele é colorido e bonito, mas não se deixe enganar. Por trás de toda
essa luz, há um jogo com forte pegada de administração e gerenciamento, longe
de ser um jogo infantil. Os componentes são bons, principalmente que se deve
levar em conta que é um produto 1.000% nacional e que nossa indústria de
Tabuleiros ainda está engatinhando, o que dirá na época que foi lançado. Agora,
deixe de palhaçada e venha jogar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário