Powered By Blogger

Logo

Logo

segunda-feira, 10 de julho de 2017

First Class

Não existe viagem mais charmosa que a rota Paris-Istambul, ou Express d'Oriente. Uma viagem pelos trilhos, cruzando a Europa até as portas da misteriosa Ásia, desnudando belas paisagens. De grandes magnatas, á notórios artistas, de dissimulados assassinos a simples pessoas do povo, nunca se sabe o que se pode esperar em seus vagões humildes ou encontrar nos mais luxuosos, da Primeira Classe. Poucos empresários se arriscam em construir trens dessa linha, mas a fama pode ser eterna. Corra, que ainda dá tempo, pois First Class Tá na Mesa!



First Class: Unterwegs im Orient Express é um jogo criado por Helmult Ohley em 2016. De dois a quatro jogadores, com duração média de 20 minutos por jogador. Nele os jogadores são empresários investindo na construção de vagões de luxo.

- Esse é o nome do jogo? Credo é impossível de jogar.

Ao contrário, mon petit retard. First Class é um jogo fácil de aprender, com poucas regras. Em seu turno o jogador deve comprar uma das cartas disponíveis e fazer o que está descrito nela (Nota do Sr. Slovic: Não se preocupe. Apesar do original ser em alemão, o jogo é totalmente iconográfico, não tem texto. E já existe cópias em outros idiomas) ou descartá-la para fazer uma atualização em um vagão. Antes ou depois de comprar a carta, pode-se gastar moedas para fazer determinadas ações. Essas são as regras básicas do jogo.



Todos começam com uma moeda e dois vagões simples, amém de um marcador de Trem,  dois de Condutor e quatro cartas de Vagão de Correspondência.. Os vagões iniciais serão colocados em uma das duas linhas de trilho do tabuleiro individual do jogador. As cartas ficam dispostas na mesa em três linhas de seis. Sempre que forem compradas cartas igual o número de jogadores de uma mesma linha, ela é descartada. Quando todas forem descartadas, o turno termina e novas cartas são respostas.

Cada vagão tem uma pontuação, que inicia-se no Zero. Sempre que um vagão é atualizado, ele passa a valer mais (De zero passa para um, depois para dois, quatro, sete e por fim, doze). Todos os vagões que entram no jogo tem valor zero. Quando o quinto vagão de uma linha entra em jogo, o jogador deve escolher um carta de Vagão de Correspondência e coloca-lo na partida, ganhando o bônus. Quando a nona carta entra, o jogador ganha a carta de Locomotiva, fechando aquela linha.



Há vários tipos de cartas, separadas em seis módulos. No início da partida os jogadores escolhem dois módulos para serem embaralhados com o inicial, que sempre é usado. Essa escolha torna First Class um jogo com alta rejogabilidade, pois os módulos são bem diferentes entre si, deixando criar combinações bem interessantes (Dica da Sra. Slovic: Há uma que deixa o jogo com um ar do grande clássico "Assassinato no Expresso do Oriente", de Agda Chirstie, onde todos podem ser acusados de ser o assassino, que não pontua no fim do jogo).

- Chegar no fim do jogo sem pontuar é sacanagem.



Calma, Inspetor Jacques Clouseau. A pontuação será normal, mas quem for acusado perde todos os pontos. No fim do segundo, quarto e sexto turno, há uma contagem parcial de Pontosa de Vitória (PV). E assim como em Russian Railroad (Nota do Sr. Slovic: Jogo também criado por Helmult Ohley. Parece que alguém gosta muito de trens) e Domus Domini, a pontuação é acumulativa, criando uma máquina de pontos.

As cartas básicas deixam colocar mais vagões, cartas de trilhos (por onde o marcador de locomotiva anda), fazer os Condutores andar pelos vagões ou fazer a locomotiva se mover. O movimento dos marcadores é que dão Pvs. Os vagões só pontuam se estiverem a esquerda do marcador de Condutor. Os três primeiros condutores a chegar na Locomotiva também pontuam. Já o marcador de Trem movimenta-se pelas cartas de trilho, que dão bônus nas fases de pontuação.



No geral, First Class é um jogo surpreendente. Rápido e dinâmico. As regras são bem simples, mas o jogo tem certas sacadas que só depois de várias partidas dá para pegar. Como já falamos a rejogabilidade é fantástica. São 10 modos diferentes de montar os maços de cartas: Passageiros Ilustres com Assassinato, Bagagem com Mecânicos, Multiplicadores de Trilhas com Desvios. Tem para todos os gostos. Se você gostou de Russian Railroad, vai gostar deste também. Agora vamos correr, pois nosso trem já está de partida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário