Um grande espetáculo aguarda a
todos que forem a Chicago. Venha se maravilhar com os grandes feitos de todas
as Nações. Conheça as estrambóticas plantas da África Oriental ou as raríssimas
peças de porcelanas da Mongólia ou ainda o café do Brasil. Deslumbre-se com o
Pavilhão Elétrico e a misteriosa eletricidade. Vejam os incríveis artefatos
mecânicos. Não percam o Futuro hoje e preparem-se, pois World's Fair 1893 Tá na
Mesa!
World's Fair 1893 é um jogo
lançado em 2016 por J. Alex Kevern. Para dois a quatro jogadores, com duração
média de 40 min. Em World's Fair, os jogadores fazem parte da organização do
evento e usam sua influência para trazer as melhores atrações para a Grande
Feira Mundial.
- Então é um jogo de feira? Vou
ter que vender tomate ou pastel de flango?
Nada disso, meu petit ignorant. As Feiras Mundiais são grandes exposições,
realizadas desde os meados do século XIX, de produtos e novidades vindas de
todo o mundo, desde produtos exóticos até os mais recentes avanços tecnológicos,
World's Fair 1893 é um jogo rápido e dinâmico. O tabuleiro (Nota da Sra.
Slovic: Muito bonito, por sinal, com seu formato de Roda Gigante, que foi
apresentada ao público em seu formato atual na Feira Mundial de Chicago de
1893) representa cinco grandes áreas de exposição: Artes, Eletricidade,
Transportes, Agricultura e Manufatura. No turno, o jogador deve colocar um de
seus cubos, que representam sua influência, em uma das áreas e pegar todas as
cartas que estão nela. Depois se coloca uma carta na área vazia e mais uma nos
dois pavilhões em sentido horário. Cada pavilhão comporta um número máximo de
cartas.
Há três tipos de cartas:
Exposições Temáticas, Atrações e Personalidades. Todas as cartas estão
realmente relacionadas à Feira de 1893. As exposições e atrações realmente
aconteceram e as personalidades são grandes nomes que ajudaram a criar a Feira.
- Então é um jogo de quermesse?
Tem a carta da Carreta Furacão ou do Arrasta Pé? Aqui na minha cidade não tem
festa sem isso.
Menos, Zé da Roça! Entre as
grandes atrações temos apresentações do mágico Houdini e a primeira aparição
moderna da Roda Gigante (Nota do Sr. Slovic: A Roda Gigante existe desde o fim
da Idade Média, mas eram pequenas e manuais. A de Chicago foi a primeira
mecânica e gigantemente gigante). Os eventos aconteciam ao longo da rua
principal, enquanto as exposições aconteciam nos pavilhões, próximos ao lago
(Nota da Sra. Slovic: No manual tem um mapa da Feira indicando onde acorreram
as principais atrações).
O jogo tem três rodadas. Sempre
que uma carta de Atração é pega, o marcador na Roga Gigante avança uma casa.
Uma volta completa indica fim de rodada. As cartas de Personalidade servem para
colocar mais cubos de Influência no tabuleiro. Nota do Sr. Slovic: Se o jogo
fosse baseado na feira de 1876, que ocorreu na Filadélfia, uma dessas cartas
poderiam ser de Dom Pedro II, que usou sua influência para ajudar a invenção de
um certo Alexander Graham Bell, que poucos levavam a sério). Há vários tipos,
alguns permitem colocar em um Pavilhão específico, enquanto outros em um
adjacente ao qual o jogador já colocou. As castas de Personalidade devem ser
usadas no turno seguinte que foram compradas. Já as cartas de Exposição dão
Marcadores de pontuação de fim de jogo.
Sempre que um turno termina, há
uma fase de pontuação. Primeiro pontua-se as Atração. O jogador ganha uma moeda
por Atração e quem tiver mais, ganha mais duas. Depois, o jogador que tiver
mais influência em cada pavilhão ganha uma medalha. Além disso, pode trocar
cartas relativas àquela área por marcador. Em um jogo com três e quatro
jogadores, o segundo que tiver mais influência também ganha medalha e
marcadores).
Ao terminar a contagem nas cinco
áreas, retira-se metade dos cubos de influência de cada jogador e inicia-se uma
nova rodada. No fim da terceira rodada, conta-se as moedas e medalhas. Cada
moeda vale um Ponto de Vitória (PV). As medalhas de prata valem 2 PV e as de
ouro 4 PV. OS marcadores pontuam pelo conjunto de símbolos diferentes: cinco
diferentes dão 15 PV, quatro dão 10 Pvs e assim por diante. Vence o jogador com
mais Pvs.
No geral World's Fair 1893 é um
ótimo jogo. Ele tem a mecânica de Controle de Área, mas com uma pegada um pouco
diferente, por causa das cartas. Como para pegar os marcadores (Nota do Sr.
Slovic: Que dão mais pontos) o jogador deve ter maioria e cartas do pavilhão, às
vezes é mais vantajoso colocar o cubo em uma área onde você com certeza não vai
ter maioria só para pegar algumas cartas em vez de consolidar sua posição em
outro local. O jogo é bem rápido e movimentado. Apesar do jogador só ter uma
ação (colocar um cubo no tabuleiro) ele é bem estratégico. As regras são bem
simples, inclusive as de contagem de pontos no fim da rodada (Nota do Sr.
Slovic: Ao contrário de vários jogos desse tipo). As cartas têm pequenos textos
explicativos sobre a Exposição ou Evento, que não influênciam em nada no jogo,
mas dão um toque legal. O jogo é totalmente independente de idioma. Realmente é
um jogo que vale muito a pena conhecer. Agora, vamos que é nossa vez na Roda
Gigante!
Legal! Não conhecia o jogo e fiquei interessado!!
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