Senhor, sinto muito informar, mas
seu teve um filho. O acordo com o Duque de Nigromonte será desfeito, a não ser
que considere novamente minha segunda opção: mandar sua neta para o castelo. Além
disso, com o certo incentivo, os combates na Sardenha acabarão em breve e o
retorno do seu sobrinho, com várias condecorações após vitoriosa campanha, irá
render frutos e, entre eles, com certeza teremos a uma candidata para comandar
o Convento de Santa Marcelina. Assim o convento está em suas mãos e a próxima
Duquesa de Nigromonte estará mais próxima do senhor. Uma senhora mais velha
saberá conduzir o jovem duque e comandar melhor os negócios da família na
região. Agora, meu senhor, aproxime-se. Tenho a honra de lhe dizer que Signorie
Tá na Mesa!
Signorie é um fantástico jogo
lançado em 2015 por Andrea Chiarvesio e Pierluca Zizzi. Para dois a quatro
jogadores, com duração média de 100 minutos, os jogadores encarnam chefe de
poderosas famílias na Itália renascentista, que utilizando de seus parentes em
casamentos e carreiras na política, exército e igreja, tentam conseguir o
máximo de prestígio para sua família.
- Não ao politicamente incorreto.
Conclamo meus irmãos ao boicote geral desse jogo fascista!
Vai com calma, Justisseiro Çocial!
Apesar de ter um tema controverso, ele espelha a realidade da época e local da
ambientação: a península itálica do século XV, onde tais acordos entre as
famílias eram comum. Voltando ao jogo, Signorie é fácil de entender e jogar
(Nota da Sra. Slovic: Antes da segunda rodadas todas já devem ter entendido o
básico), porém tem muitas pequenas regras. Há cinco ações disponíveis para
escolher, mas cada uma é dividida em três opções. Demora um pouco para entender
todos.
A Mecânica básica é Alocação de Dados.
Cada ação é representada por um dado de determinada cor. Ao escolher um dado, o
jogador deve fazer uma das três opções. Cada ação tem um valor, que varia de um
a cinco. Se o dado escolhido tiver um valor menor do que da ação, o jogador
deve pagar a diferença em Florins (Nota do Sr. Slovic: A moeda corrente na
época em Florença). Cada dado escolhido da a opção de fazer a Ação Básica,
Contratar um Ajudante ou fazer uma Ação de Selo.
Os familiares no jogo são
representados por meeples, tanto masculinos como femininos (Nota da Sra.
Slovic: Chamamos o feminino de “Meeplas”). Eles são alocados em diferentes
partes do tabuleiro principal, indicando se foram usados para alianças de
casamento, ações diplomáticas ou estão em uma das três carreiras: política,
militar e religiosa. O jogo dura sete rodadas e vence quem tiver mais Pontos de
Vitória (PV)
As ações básicas são: pegar moedas
(amarela), casamento (vermelho), gerar novos familiares (roxo), ação
diplomática (cinza) e avançar nas carreiras (verde). Já contratar um Ajudante
permite o jogador escolher uma das três ações extras de cada cor. Assim, sempre
que um dado dor escolhido, além da opção escolhida, todos os extras que já
foram escolhidos podem ser feitos (Nota da Sra. Slovic: É mais simples do que
parece. Por exemplo, pegando um dado Cinza, além de pegar fazer uma Ação
Diplomática, o jogador pode subir na trilha Militar, pegar três moedas e trocar
meeples masculinos e femininos, se já tiver comprados esses três ajudantes). O
Ajudante permite o jogador a fazer mais ações. Já as Ações de Selo permite o
jogador trocar meeples por ações. O tipo de meeple e a ação varia rodada a
rodada.
No fim do turno, se o valor dos
dados usados não for superior a 13 (nota do Sr. Slovic: Esse valor pode ser
aumentado com uma ação de Selo específica), o jogador ganha um bônus, que varia
conforme a rodada. Esses bônus são escolhidos no início do jogo e mudam a cada
partida. Ao invés do bônus, o jogador pede escolher pegar três moedas. Além
disso, o jogador pode casar um de seus irmãos, aumentando a quantidade de
meeples pegos na ação de Gerar Dependente (nota da Sra. Slovic: A partir do
casamento do segundo irmão, se ganha duas moedas de dote. No casamento do
quarto e quinto, além do dote, ganha PV. Quem mandou ter irmãos chatos que
ninguém quer casar?). Nas ultimas duas rodadas, não há mais casamento para os
irmãos nem bônus para quem não atingiu os 13 pontos, mas há pontuação. Essa
pontuação pode ser pelo número de Ajudantes ou de filhas casadas, e são
sorteados no início da partida.
- Que jogo complicado. Vou jogar
Jogo da Vida.
E faz muito bem, não queime seu
único neurônio com isso. Sempre que o jogador faz uma ação de Casamento ou
Diplomática, pode escolher um token que representa a família com o qual fez a
aliança. No tabuleiro do jogador há um Plano de Alianças, para cada trilha de
Carreira e para o casamento: três famílias para as Carreiras e todas para o
Casamento. Sempre que conseguir um token, o jogador o coloca no espaço que
representa a Carreira ou Matrimônio. No fim do jogo, se houver mais de três
famílias em um dos espaços, o Plano deu certo e soma-se os PV do tokens (que
pode variar de 2 a 5). Há uma sexta família (genérica), que vale um PV. Não é possível
repetir uma família, a não ser que esteja no Plano ou a genérica
No geral, Signorie é um ótimo jogo
(Nota do Sr. Slovic: Tanto que já entrou no meu Top 10). Há muitas regras, como
se pode ver (e só falamos das mais importantes), mas o jogo faz sentido. No fim
da primeira rodada já é possível entender tudo e jogar tranquilamente. É um
jogo muito estratégico em que os pequenos detalhes fazem a diferença. O tema
pode incomodar alguns (Nota da Sra. Slovic: Assim como Five Tribes, PuertoRico, Ladies & Gentlemen ou Mombassa, tudo faz parte de um contexto
histórico dentro do jogo. E só nele), mas nada que impeça de conhecer esse
fantástico jogo. Agora, com sua licença, temos que decidir alguns importantes
passos para o futuro da Casa Slovic. Novas gerações a caminho!
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