Powered By Blogger

Logo

Logo

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Signorie

Senhor, sinto muito informar, mas seu teve um filho. O acordo com o Duque de Nigromonte será desfeito, a não ser que considere novamente minha segunda opção: mandar sua neta para o castelo. Além disso, com o certo incentivo, os combates na Sardenha acabarão em breve e o retorno do seu sobrinho, com várias condecorações após vitoriosa campanha, irá render frutos e, entre eles, com certeza teremos a uma candidata para comandar o Convento de Santa Marcelina. Assim o convento está em suas mãos e a próxima Duquesa de Nigromonte estará mais próxima do senhor. Uma senhora mais velha saberá conduzir o jovem duque e comandar melhor os negócios da família na região. Agora, meu senhor, aproxime-se. Tenho a honra de lhe dizer que Signorie Tá na Mesa!



Signorie é um fantástico jogo lançado em 2015 por Andrea Chiarvesio e Pierluca Zizzi. Para dois a quatro jogadores, com duração média de 100 minutos, os jogadores encarnam chefe de poderosas famílias na Itália renascentista, que utilizando de seus parentes em casamentos e carreiras na política, exército e igreja, tentam conseguir o máximo de prestígio para sua família.

- Não ao politicamente incorreto. Conclamo meus irmãos ao boicote geral desse jogo fascista!

Vai com calma, Justisseiro Çocial! Apesar de ter um tema controverso, ele espelha a realidade da época e local da ambientação: a península itálica do século XV, onde tais acordos entre as famílias eram comum. Voltando ao jogo, Signorie é fácil de entender e jogar (Nota da Sra. Slovic: Antes da segunda rodadas todas já devem ter entendido o básico), porém tem muitas pequenas regras. Há cinco ações disponíveis para escolher, mas cada uma é dividida em três opções. Demora um pouco para entender todos.



A Mecânica básica é Alocação de Dados. Cada ação é representada por um dado de determinada cor. Ao escolher um dado, o jogador deve fazer uma das três opções. Cada ação tem um valor, que varia de um a cinco. Se o dado escolhido tiver um valor menor do que da ação, o jogador deve pagar a diferença em Florins (Nota do Sr. Slovic: A moeda corrente na época em Florença). Cada dado escolhido da a opção de fazer a Ação Básica, Contratar um Ajudante ou fazer uma Ação de Selo.

Os familiares no jogo são representados por meeples, tanto masculinos como femininos (Nota da Sra. Slovic: Chamamos o feminino de “Meeplas”). Eles são alocados em diferentes partes do tabuleiro principal, indicando se foram usados para alianças de casamento, ações diplomáticas ou estão em uma das três carreiras: política, militar e religiosa. O jogo dura sete rodadas e vence quem tiver mais Pontos de Vitória (PV)

As ações básicas são: pegar moedas (amarela), casamento (vermelho), gerar novos familiares (roxo), ação diplomática (cinza) e avançar nas carreiras (verde). Já contratar um Ajudante permite o jogador escolher uma das três ações extras de cada cor. Assim, sempre que um dado dor escolhido, além da opção escolhida, todos os extras que já foram escolhidos podem ser feitos (Nota da Sra. Slovic: É mais simples do que parece. Por exemplo, pegando um dado Cinza, além de pegar fazer uma Ação Diplomática, o jogador pode subir na trilha Militar, pegar três moedas e trocar meeples masculinos e femininos, se já tiver comprados esses três ajudantes). O Ajudante permite o jogador a fazer mais ações. Já as Ações de Selo permite o jogador trocar meeples por ações. O tipo de meeple e a ação varia rodada a rodada.



No fim do turno, se o valor dos dados usados não for superior a 13 (nota do Sr. Slovic: Esse valor pode ser aumentado com uma ação de Selo específica), o jogador ganha um bônus, que varia conforme a rodada. Esses bônus são escolhidos no início do jogo e mudam a cada partida. Ao invés do bônus, o jogador pede escolher pegar três moedas. Além disso, o jogador pode casar um de seus irmãos, aumentando a quantidade de meeples pegos na ação de Gerar Dependente (nota da Sra. Slovic: A partir do casamento do segundo irmão, se ganha duas moedas de dote. No casamento do quarto e quinto, além do dote, ganha PV. Quem mandou ter irmãos chatos que ninguém quer casar?). Nas ultimas duas rodadas, não há mais casamento para os irmãos nem bônus para quem não atingiu os 13 pontos, mas há pontuação. Essa pontuação pode ser pelo número de Ajudantes ou de filhas casadas, e são sorteados no início da partida.

- Que jogo complicado. Vou jogar Jogo da Vida.

E faz muito bem, não queime seu único neurônio com isso. Sempre que o jogador faz uma ação de Casamento ou Diplomática, pode escolher um token que representa a família com o qual fez a aliança. No tabuleiro do jogador há um Plano de Alianças, para cada trilha de Carreira e para o casamento: três famílias para as Carreiras e todas para o Casamento. Sempre que conseguir um token, o jogador o coloca no espaço que representa a Carreira ou Matrimônio. No fim do jogo, se houver mais de três famílias em um dos espaços, o Plano deu certo e soma-se os PV do tokens (que pode variar de 2 a 5). Há uma sexta família (genérica), que vale um PV. Não é possível repetir uma família, a não ser que esteja no Plano ou a genérica



No geral, Signorie é um ótimo jogo (Nota do Sr. Slovic: Tanto que já entrou no meu Top 10). Há muitas regras, como se pode ver (e só falamos das mais importantes), mas o jogo faz sentido. No fim da primeira rodada já é possível entender tudo e jogar tranquilamente. É um jogo muito estratégico em que os pequenos detalhes fazem a diferença. O tema pode incomodar alguns (Nota da Sra. Slovic: Assim como Five Tribes, PuertoRico, Ladies & Gentlemen ou Mombassa, tudo faz parte de um contexto histórico dentro do jogo. E só nele), mas nada que impeça de conhecer esse fantástico jogo. Agora, com sua licença, temos que decidir alguns importantes passos para o futuro da Casa Slovic. Novas gerações a caminho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário