Powered By Blogger

Logo

Logo

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Santorini

- Olhe Amor, as ilhas gregas! Falei que esse cruzeiro pelo Mediterrâneo nos faria bem! Veja suas paisagens que lindas. Veja a arquitetura fantástica das casas.  Até parece que foram os deuses que criaram tudo.
- Claro que foi, Tudão. O que você acha que são aqueles gigantes saindo do mar, mexendo em tudo, colocando aquelas cúpulas nos prédios... Titãs? Francamente, Paixão. Agora sente-se, relaxe e tome 
seu remédio, que Santorini Tá na Mesa!



Santorini é um simpático jogo lançado em 2016 pelo Dr. Gordon Hamilton. Para dois jogadores, mas com regras para três e quatro, com duração média de 20 minutos, em Santorini os jogadores constroem as típicas construções desta paradisíaca ilha.

Há duas maneiras de jogar: Básico e Avançado. O modo básico tem regras muito simples. Cada jogador tem dois trabalhadores (um se for com quatro jogadores). No seu turno ele deve mover um dos trabalhadores um único espaço e construir um andar em um espaço adjacente. Durante o movimento o trabalhador pode subir um andar ou descer até dois. Vence quem colocar um trabalhador no terceiro andar de qualquer prédio. Para impedir, é possível construir uma cúpula a cima do terceiro. Fácil, porém extremamente estratégico (Nota do Sr. Slovic: Como cada jogar só tem um movimento e uma construção por rodada, a partida se trona quase um xadrez. É necessário prever os futuros movimentos dos adversários para não perder).



O modo Avançado tem as mesmas regras, porém entra em jogo as Cartas de Deuses (CD). No inicio da partida cada jogador fica um uma CD, que lhe dá habilidades muito especiais, que mudam totalmente as regras: dois movimentos, ou mover construir e mover, ou duas construções. E essas são alguns exemplos das CD simples. Há as Avançadas, também, que são mais poderosas ou alteram bem algumas regras. O jogo muda completamente, ficando muito mais divertido e desafiador.




No geral, Santorini é um jogo muito bom. Simples de aprender, mas difícil de dominar. As peças são lindas, que representam aos prédios típicos da ilha (Nora do Sr. Slovic: Compare as imagens reais com as do jogo) e o tabuleiro no fim fica fantástico. Até serve como decoração de casa, para colocar na mesa de centro (Nota da Sra. Slovic: Assim como o Trench). Essa versão é a segunda versão. A primeira foi lançada em 2004 e era bem simplesinha. Vale a pena de conhecer. Agora, temos que terminar logo antes que certo alguém aparece. Além disso, é meu turno e se  não correr para colocar aquela cúpula: Game Over!


Nenhum comentário:

Postar um comentário