Powered By Blogger

Logo

Logo

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Saloon Tycoon

Quando cheguei à cidade, aqui ficava um casebre de propriedade do velho McCoy. Tentei por anos comprar, mas o ranzinza não arredada o pé, não precisava do meu ouro amaldiçoado. Pois então, a viúva pensou diferente. O interessante é que o pé-rapado que o matou também pensava assim, mas um bom cavalo e um barril do mais puro malte o convenceram que fazer um servicinho era bom. Pena que foi enforcado antes de aproveitar a bebida. Como estava falando, assim que montei meu saloon – o primeiro da região, diga-se de passagem – outros fizeram o mesmo. Claro que era gente de uma estirpe igual a minha, ou seja, nada de resolver o problema do modo McCoy. Uma paz foi selada e, com isso, meu pescoço foi salvo. Os negócios estavam indo de mal a pior e já estava pensando em desistir quando um matuto do leste chegou e deu uma ideia fantástica. Agora, além do saloon, tenho farmácia e ampliei a cozinha. Já estou pensando atém em construir um grande salão de jogos no segundo andar. Até vou arrendar parte do terreno para um pastor maluco. Os clientes aumentaram e meu lucro também. Tudo isso graças a um matuto, enforcado depois de tentar levar meu barril de malte. Agora, venha e sente-se para uma partida, pois Saloon Tycoon Tá na Mesa!



Saloon Tycoon foi lançado em 2016 por Robert Couch. Para dois a quatro jogadores, com duração média de 60 min, nele os jogadores são donos de um pequeno saloon perdido na imensidão do velho oeste tentando atrair novos e bons clientes ampliando a gama de negócios oferecidos.

- Saloon é nome chique de buteco.

Quem te chamou para a conversa, Pé de Cana? Saloon Tycoon é um jogo dinâmico de construção 3D. Sim, é possível construir o segundo e terceiro andar dos prédios e até o telhado (Nota da Sra. Slovic: É daqueles jogos para se fotografar depois da partida). Há vários tipos de tiles, cada um representando um tipo de comércio possível para ampliar seu negócio. Há dois tipos de tamanho, que dão pontuação diferente ao serem feitos.



Além dos tiles, o jogo também apresenta pequenas pepitas de ouro (a moeda do jogo) e cubos de madeira, que representam as vigas de construção. Assim que um tile tiver três ou quatro vigas (dependendo do seu tamanho) um novo pode ser construído por cima, criando um novo andar. Assim que a viga do terceiro andar for colocada, automaticamente coloca-se um telhado. Um aspecto importante é que um tile é construído quando for colocado no tabuleiro do jogador, mas só é finalizado quando tiver três ou quatro vigas, dependendo do seu tamanho. Tiles finalizados dão bônus ao jogador.

Cada turno é dividido em fases: No Suprimento, o jogador ganha dinheiro igual ao número de construções em seus tabuleiros (incluindo telhados). Depois, deve escolher uma de cinco Ações disponíveis: Pegar duas pepitas, comprar duas Cartas Tycoon, jogar uma carta Tycoon, comprar um Tile ou Subornar um Personagem. As cartas Tycoon dão habilidades extras ao jogador, como pegar mais dinheiro vigas, ter mais ações e pegar uma carta Tycoon ou pepitas do adversário. Há uma sexta ação, que é livre e pode ser feita várias vezes no turno: comprar Vigas. Ao pegar vigas, o jogador deve usá-las imediatamente, não podendo nunca guardá-las.

- Ei, picareta, você não explicou uma ação!



Fica de boa, manguaceiro. Além das cartas Tycoon, há outros dois tipos no jogo: Cartas de Objetivo e de Personagem. Cartas de Objetivo dão Pontos de Reputação (PR) assim que completadas ou no fim do jogo (se forem Secretas). Já as cartas de Personagem são cidadãos do local atraídos pelos serviços oferecidos no saloon. Há dois tipos: os Cidadãos de Bem (que dão PR no fim do jogo) e os Fora da Lei, que te prejudicam durante a partida. A Ação Subornar um Personagem, serve para dar uma Carta de Personagem que esteja com você para outro jogador, mas também é possível pegar para si um Personagem, mesmo um Fora da Lei (Nota do Sr. Slovic: Ok, você deve estar se perguntando por que faria uma burrada dessa, já que Foras da Lei dão penalidades. Bom, pode ser seu Objetivo ter um bandido no seu Saloon).

O jogo termina quando o estoque de vigas acabar. A quantidade disponível no jogo depende do número de jogadores. Assim que a última é comprada, todos os jogadores, exceto quem disparou o gatilho de fim de jogo, tem mais uma rodada. Nessa última jogada não é possível movimentar os Personagens, mesmos aquele que vem para o Saloon quando um tile é finalizado. Vence o jogo quem tiver mais PR no fim.




No geral, Saloon Tycoon é um bom jogo. Dinâmico e bonito de se ver. Um tanto desconhecido do público em geral, seu lançamento não fez tanto alarde (Nota do Casal Slovic: Nós mesmo não tínhamos ouvido falar dele até comprá-lo. E foi uma grata surpresa pegá-lo no escuro, assim como foi Vanuatu). As regras são simples e fáceis de explicar. Há alguns combos que podem ser feitos, como jogar uma carta Tycoon, para ter mais duas ações, usá-la para ter mais duas ações, pegar mais ouro, construir dois tiles, com a ação livre pegar vigas suficientes para finalizá-las e completar três objetivos, fazendo mais de 40 pontos em uma rodada (Nota da Sra. Slovic: Não tentem isso em casa. É extremamente improvável duas pessoas conseguirem isso. E eu já fiz). Agora, forasteiro, acho que essa cidade é pequena demais para dois Saloons. Ainda mais quatro! Sério, quem teve essa ideia? Até parece rede de drogaria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário