Com certeza você era um garoto que
como eu amava o Beatles e os Rolling Stones ou uma garota que curtia Iron
Maiden e Nirvana. Ficava escutando Legião e Barão Vermelho na vitrola, e quando
se deu conta já tinha uma guitarra na mão e letras na cabeça. Com já disse um
sábio: “A faculdade nunca foi a nossa praia, vamos montar uma banda que depois
a gente ensaia”. Agora, aumenta o volume, porque Rock'n
Roll Manager Tá na Mesa!
Rock'n
Roll Manager é um grande jogo nacional, lançado em 2016 por Leandro Pires. Para
dois a cinco participantes, com uma duração média de 90 minutos, em Rock'n Roll
os jogadores são empresários que querem levar suas bandas rumo ao estrelado.
- Sai pra lá, coisa ruim. Rock'n Roll é
música do capiroto!
Deixa de ser ignorante, não seja só mais um
tijolo no muro. O Rock'n Roll teve originalmente inspiração em vários estilos,
como o Blues, Jazz e até o Gospel. Já o
Rock'n Roll Manager é um jogo de alocação de trabalhadores, onde
os jogadores devem decidir o destino da banda que eles gerenciam. No tabuleiro
central tem as ações que os jogadores podem fazer: Compra de novos
instrumentos, Ensaio, Gravar Álbum, Mídia e Shows. O jogo dura nove turnos,
dividido em três turnês. No fim de cada turnê, as bandas podem se apresentar em
grandes festivais e conseguir muita fama (Nota da Sra. Slovic: Essa divisão em
turnês foi uma boa sacada do jogo). No fim do jogo, vence a banda com mais
fama.
O turno é dividido em 4 etapas: setup
inicial, onde novas cartas de instrumentos e de shows entram no tabuleiro.
Depois cada jogador pode alocar seu trabalhador (Nota do Sr. Slovic: Em formato
de Hand-horns. Outra boa sacada do autor) nos espaço das ações, um por vez.
Assim que todos colocarem, as ações são resolvidas, da esquerda para a direita
e de cima para baixo. Por fim, os jogadores ganham Pontos de Fama e Dinheiro e
devem pagar os custos da Banda.
Antes do inicio da partida, cada jogador
deve escolher uma banda. São cinco e todas são homenagens a grupos famosos:
AB/CD, King, Huggs, Graveyard e Swords'n Daises (Nota do Casal Slovic: Consegue
reconhecer todas?). No tabuleiro do jogador há espaço para colocar os
marcadores de Instrumentos. São cinco no total: Vocal, Baixo, Guitarra, Bateria
e um extra. Todos podem (e devem) ser melhorados com a compra de instrumentos e
ensaio. O interessante é que há dois tipos de timbre para cada instrumento.
Cada banda tem um estilo diferente das outras, tanto na quantidade inicial de
marcador de instrumentos quanto no timbre. Não pode usar timbres diferentes
para melhorar a performance,
mas pode colocar, por exemplo, uma guitarra extra no quinto espaço. Há também o
marcador coringa, que pode ser usado para melhor qualquer instrumento.
Sempre que a banda gravar um álbum, o
jogador colocar um marcador de disco na Parada de Sucessos, que vai dar
dinheiro e fama no fim da rodada e antes do início da próxima, todos os discos
descem um espaço na trilha, indicando que o público não está mais tão
interessado no álbuns. Para melhorar, só
indo para a Mídia, para ganhar notoriedade e ficar um pouco mais no topo da
Parada.
- Já que o jogo é nacional deveria falar
de pagode ou funk. Ele é muito complexo.
No geral, Rock'n Roll Manager é um jogo
para gringo nenhum botar defeito. É complexo na medida certa, que faz o jogador
ter pala frente tomadas de decisões difíceis. Há quatro objetivos abertos no
tabuleiro, mas focar sua estratégia unicamente em cumpri-los pode ser uma
furada. A cada turnê os bônus dos shows ficam melhores, mas os requisitos para
ganhar as Cartas de Festivais ficam maiores, assim como os preços dos
instrumentos. É um jogo bem temático e amarrado e um belo produto Brasileiro.
Vamos, porque “I wanna rock and roll all night and party everyday!”
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