Powered By Blogger

Logo

Logo

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Formula D

Todos posicionados no grid de largada. Sobe o giro dos motores. A tensão é enorme. A prova que vai decidir o campeonato já vai começar. As luzes vermelhas vão se apagando e quando a verde some, é dada a largada. Venha correndo rápido, pois Formula D Tá na Mesa!



Formula D é uma emocionante jogo de corrida, lançado em 2008 por Laurent Lavaur e Eric Randall. Para dois a dez jogadores, com duração média de 1 hora, Formula D é uma simulação muito convincente de uma autentica corrida de Fórmula 1.

- Fórmula 1 é aquele negócio que passa nas manhãs de domingo que meu avô gosta, mas não consegue mais acordar cedo para ver. Deve ser muito chato.

Cala boca, Galvão! Formula 1 é o suprassumo do automobilismo (Nota da Sra. Slovic: Assim como a Formula Indy, para ninguém se exaltar). Formula D é uma revisão de um antigo jogo francês chamado Formula Dé (sim, com acento). Há dois modos de jogo: o básico (que tem as regras mais elementares) e o avançado.



Uma grande sacada do Formula D é a movimentação dos carros na pista. Dependendo da marcha em que o veículo está, o jogador lança um dado para determinar quantas casas avança. O dado começa em D4, para a primeira marcha e vai até D30 na sexta (Nota do Sr. Slovic: RPGista já estão acostumados com essa nomenclatura, mas se você nunca teve a sorte de jogar um bom RPG, D significa Dado e o número, quantas faces ele tem, então um D12 é um dado de doze lados), mas não com todos os resultados. O D20, por exemplo, só tem números de 16 a 20. No inicio do turno, os jogadores podem mudar livremente a marcha, mas se mudar mais de dois espaços (por exemplo, mudar da terceira para a sexta), o carro sofre avarias.

- Então é só jogar dadinhos e andar. Coisa de gente lerda.

Não mesmo, Rubinho. Muitos se enganam achando que é só jogar o dado e pronto. Formula D, mais que um jogo de corrida, é um jogo de gerenciamento. A grande diferença entre os módulos está justamente na quantidade de dano que o carro pode sofrer. No Básico, cada jogador tem 18 pontos, que são usados para todo e qualquer tipo de avaria que o carro sofra. Já no Avançado, os dezoito pontos são divididos nas seis partes do carro (pneus, motor, suspensão, freios, carenagem e câmbio), tornando mais complicado o gerenciamento da corrida.

Há regras para vários aspectos da corrida, desde ultrapassagens pelo vácuo e pitstops, até curvas fechadas. Esse é um ponto interessante do jogo. Cada curva tem um número de paradas mínimas que o jogador deve fazer (Nota do Sr. Slovic: Ou seja, você não pode passar com tudo por uma curva, assim como na vida real). Curvas mais suaves tem um número de paradas igual a 1, já curvas fechadas como A Curva do Hotel em Mônaco tem 3. Outro aspecto muito legal em Formula D é que dá para correr em pistas famosas e clássicas, como Mônaco ou Hockenheim, e várias outras nas expansões (Nota da Sra. Slovic: Esperamos que Interlagos saia em breve).

E se seu negócio é corrida de rua, onde a única regra e não ter regras, Formula D também é para você. Há pistas e regras para simular corridas no melhor estilo Velozes e Furiosos. Corredores com estilos e habilidades diferentes, ao contrário do jogo normal onde todas são basicamente iguais. Pistas no do deserto, com desfiladeiros no meio, ou no meio da rua, onde cruzamentos podem ser fatais.

- Aposto que o jogo é tosco, com um monte de cubinhos.



Errado de novo, Katagrama. A arte é linda. As pistas seguem os traçados originais. As miniaturas dos carros então, nem se fala. São perfeitas. Há modelos de F1 e de carros de turismo. Eles pensaram em tudo, até no clima. Existem regras avançadas para mudanças climáticas e conduzir na chuva a la Senna.


No geral, Formula D é um ótimo jogo. Pode ser jogado sem muito compromisso ou realmente entrar de cabeça no mundo da velocidade. O jogo básico prevê uma única volta, mas é possível correr duas ou mais, porém o jogo pode ficar muito longo. Como dá para jogar até com dez participantes, pode se fazer equipes, como na Formula 1 real e até campeonatos, principalmente com o tanto de pistas que o jogo tem. Se tiver a oportunidade, não deixe de jogar. Vale a pena, pois não é todos o dia que você pode tocar o Tema da Vitória quando vence com tanta propriedade. Agora, vamos jogar logo. Hoje não, hoje não... Hoje sim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário