Aqui
estão, agora, os volantes mais birutas do mundo para realizar mais uma Corrida Maluca! Numa disputa do
título de "Volante mais biruta do mundo". OK, esse é a abertura da Corrida Maluca, mas
é o que você consegue quando junta caras como Santos Dumont, Einstein, Tesla,
Lovelace, Curie e outro notáveis cientistas do fim do século XIX em uma corrida
movida a eletricidade, vapor e pura genialidade, com uma pitada de trapaças,
raios da morte e muitas, mas muitas explosões pirotécnicas. Agora se prepare, pois
Steampunk Rally Tá na Mesa!
Steampunk
Rally é um insano jogo lançado em 2015 por Orin Bishop, para dois a seis
jogadores, com um duração média de 45 minutos. Nele, os jogadores assumem o
papel de um grande inventor da era Vitoriana em uma corrida onde os veículos
são montados durante o trajeto.
- Se
é na Era Vitoriana, então todos ganham! Que jogo de vitória besta.
Volte
às aulas de história, Tio Tomás. Era Vitoriana, como é conhecido o período
entre 1837 a 1901, tem esse nome por causa da Rainha Vitória, monarca que
governou a Inglaterra neste período. Época conhecida por sua forte
industrialização e avanço tecnológica, graças a célebre inventores como
Remington, Nobel, Benz e Singer (Nota da Sra. Slovic: Apesar de ser grande
inventores – máquina de escrever, dinamite, automóvel e máquina de costura –
eles não estão no jogo). Em Steampunk Rally, outros grande inventores e
cientistas (são dezesseis no total), buscam usar toda seu conhecimento para
crias os mais perfeitos veículos em uma corrida pelas montanhas.
Em
Steampunk Rally (Nota do Sr. Slovic: Steampunk é uma subgênero literário onde
grande invenções do século XX, que são movidas a eletricidade, foram criadas
décadas antes, usando como energia o vapor, em inglês: Steam) as peças dos
veículos são cartas que são compradas a cada turno e encaixadas uma nas outras
(nas bordas das cartas há válvulas e canos que se encaixam) e cada peça dá uma
habilidade ao veiculo. O combustível são dados e há três tipos: vermelho
(calor), amarelo (eletricidade) e azul (vapor). Para ativar as habilidades das
cartas é necessário colocar um dado de determinado número e cor, que está
impresso nela. Entre as habilidades estão Movimento, Armazenamento de Energia, Proteção
a Dano, Troca de Energia. Apesar de usar dados, o fator sorte não é tão
acentuado, pois todas as habilidades dependem atingir a soma dos dados (Nota do
Sr. Slovic: E quanto maior a soma, melhor o desempenho) e não de um número
específico. O único limite de peças que jogador pode ter é conseguir
encaixá-las. Há quatro tipos de cartas: peças movidas com cada um dos três
combustíveis e habilidade especial.
-
Credo, parece um frankstein. Quem vai correr com uma nojeira dessas? Prefiro os
clássicos.
Vai
com calma, Penélope Charmosa. Os carros são tão bizarros quanto a Máquina
Voadora do Professor Aéreo ou o Carro Tanque do Exército, mas são funcionais ao
extremo (Nota da Sra. Slovic: Mesmo que explodam de vez enquanto). No inicio da
partida, cada jogador escolhe um dos cientistas. Cada um tem particularidades
diferentes e duas peças iniciais (uma delas é o cockpit). Cada turno é
dividido em quatro etapas. Na primeira todos compram quatro cartas, uma de cada
tipo e se faz um draft (Nota do Sr. Slovic: Assim com no 7 Wonders. cada
jogador fica com uma carta e passa as outras para o jogador ao seu lado. Em uma
rodada para a direita, na seguinte para a esquerda). Assim que a carta é
escolhida ela deve ser encaixada no veículo ou descartada. Cartas descartadas
dão ao jogador dados ou engrenagens. Após todos usarem as quatro cartas,
inicia-se a segunda etapa, a Ventilação.
A
terceira etapa é a Corrida. Todos os dados obtidos no Draft são jogados e
alocados nas peças. Dados não usados são descartados no fim da etapa. Depois de
determinar os benefícios de cada carta usada, os jogadores movem seus veículos
pela pista. Há dois tipos de movimentos: o Normal e o Suave. A diferença está
nos obstáculos que há no trajeto. Há marcações na pista pedras e coisas que
danificam o veículo. O movimento suave ignora esse dano, mas é bem difícil de
consegui-lo (Nota do Sra. Slovic: Santos Dumont começa com uma carta que dá
movimento Suave. E dá-lhe Brasil!). Há algumas cartas que têm o símbolo de uma
lâmpada na parte superior. Elas podem ser ativadas uma vez por turno sem gasto.
Por
fim, a etapa de Dano. Para cada dano sofrido e não absorvido por alguma peça, o
veículo perde uma carta. Se a carta de cockpit for descartada o veículo
explode e o jogador é colocado atrás do último colocado e seu carro volta à
configuração inicial. Qualquer peça que não puder ser reencaixada após a perda
por dano, também é perdida.
-
Picaretas. Não explicaram a segunda etapa! Nem sabem jogar o jogo!
Sabia
que apressado come cru, Peter Perfeito? É mais fácil entender a segunda fase
quando se conhece a terceira. Os dados usados durante a Corrida não são
descartados no fim do turno, mas podem ser retirados na etapa de Ventilação, ao
custo de Engrenagens. Cada Engrenagem gasta permite diminuir o valor de um dado
em dois pontos. Quando um dado é zerado, ele é retirado da carta (Nota do Sr.
Slovic: Pense nisso como uma refrigeração do sistema. Quando se usa muita
energia, o equipamento fica superaquecido e é preciso ventilá-lo para usar
novamente. Faz sentido).
E
para ficar mesmo uma Corrida Maluca, não poderiam faltar as artimanhas do Dick
Vigarista, certo? (Nota do Casal Slovic: Se você é muito novo para entender
todas as nossas referencias, procure pelos episódios da Corrida Maluca na
internet. Você não vai se arrepender). As Cartas Especiais servem para se obter
grandes vantagens, sendo em benefício próprio (como uma explosão controlada que
aumenta seu deslocamento, mas destrói algumas partes do veículo) sendo
prejudicando os adversário (como um raio da morte). As Especiais especificam em
qual etapa pode ser usadas. O jogo acaba, logicamente, quando alguém cruza a
linha de chegada e vence quem tiver o mais longe possível após a linha e não o
primeiro a cruzá-la, pois todos jogam ao mesmo tempo. É realmente uma corrida
maluca e caótica.
No
geral, Steampunk Rally é um divertido e desafiador jogo, onde dificilmente você
consegue planejar mais que dois turnos à frente. A partida tende a ser
frenética, divertida e rápida. Ideal para grupos grandes. Há uma versão
Kickstarter onde os as engrenagens são de metal e há uma segunda pista que pode
ser montada. Como a duração não é longa, é possível jogar duas partidas
seguidas. E pode ter certeza, mesmo usando os mesmos personagens elas serão
completamente diferentes. Agora, liguem seu motores, pois o Caos vai começar.
Até a linha de chegada, tartarugas!
Parece ser muito legal esse jogo! Quero jogar! Vou querer a Ada, tida como a primeira programadora do mundo!
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