Meu Ionn, agora que está a
atingir a idade sábia, deverá percorrer o reino em busca de conhecimento.
Prepara-te, pois irá desde os desertos escaldantes até os picos mais íngremes
das cordilheiras. Conhecerá seu povo e deverá ser conhecido por eles. Dragões
serão tua montaria, irá conduzir nuvens, andará com ogros e unicórnios,
cavalgará javalis e subindo ou descendo as corredeiras, sempre irá encontrar
abrigo em teu destino. A mãe de teu avô e o pai da avó dela também fizeram o
mesmo. Nem todos foram bem sucedidos, mas eu sim e por isso você também será.
Não estará sozinho na jornada, mas sempre desacompanhado ficará. Outros hão de
fazer o mesmo, em busca do teu tesouro, do teu trono, mas só um poderá
triunfar, pois Elfenland Tá na Mesa!
Elfenland é um clássico, criado
por Alan R. Moon lançado em 1998. De dois a seis participantes, com duração
média de 60 minutos, os jogadores encarnam jovem elfos que devem fazer uma
viagem por todo o reino para provar que são adultos.
- Joguinho de elfinhos e fadas.
Que meigo. A caixa vem com uma fitinha rosa?
Calma, Raibow Dash ou vai perder a
chuva de purpurina com seus amigos Pinky Pie e Twilight Sparkle. Elfenland não
tem nada de fofo, mas também nada de assustador. Alan Moon nos trás mais um
jogo sobre trilhas e viagens (Nota do Sr. Slovic: Ele é criador de EuropeAirline e da série Ticket to Ride) muito fácil de aprender e gostoso de jogar.
A partida é bem simples. São quatro turnos onde cada jogador primeiro deve
comprar marcadores de viagem, colocá-los no tabuleiro, determinando a rota que
irá fazer no turno e por ultimo, gastando as cartas de viagem, percorrer o
tabuleiro. A cada cidade que chegar, marca um ponto. No fim, vence quem tiver
mais pontos.
O tabuleiro mostra o mapa do
Reino, com as rotas que ligam as cidades e suas paisagens: Floresta, Campo,
Rio, Montanha e Deserto. Há sete tipos de transportes, cada um melhor ou pior
para se atravessar pelas rotas. Nuvens são boas em montanhas, mas não se pode
usá-las no deserto. Ogros são ótimos em campos, mas péssimos em florestas. Em
cada rodada os jogadores compram oito cartas e cinco marcadores de transportes.
- Que jogo idiota. É só colocar as
pecinhas e ir andando de unicórnio ou voando pela nuvenzinha.
Não grite, Soneca ou o Coração
Gelado vai te encontrar! Cada trilha só pode receber um marcador por rodada.
Então se de Elfenhold para Lapphálya alguém já colocou um marcador de Elfenbike
ninguém pode usar uma carta de Javali para passar por essa rota. O jogo
consiste em determinar a melhor rota com suas cartas e marcadores. É possível
usar três cartas para usar a Caravana e passar por qualquer marcador. Há uma
variação em que cada jogador tem uma Cidade Natal e perde pontos no fim do jogo
quanto mais distante estiver dela.
No geral, Elfenland é um bom jogo.
É um clássico que se deve conhecer. Os componentes são simples (Nota da Sra.
Slovic: Como a maioria dos jogos mais antigos, mas isso não é um defeito), mas
de qualidade. É um jogo casual, sem grandes queimas de neurônio, perfeitos para
jogar logo após um pesado (como Dominant Species ou Kanban). Lembra um pouco o
conceito de Tokaido, onde a viagem é mais importante do que chegar ao destino
(Nota da Sra. Slovic: A não ser que esteja jongando com as cartas de cidade. Ai
é importante chegar ao lugar certo). Não é um jogo fácil de encontrar por causa
da idade, mas vale muito a pena conhecer, pois foi o vencedor do Spiel des
Jahrs de 1998. Agora, coloque um bom calçado e se encha de coragem, pois a
jornada é longa, mas vale muito a pena.
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