Cada um tinha sua função: Will
sabia dos esquemas, já tinha trabalhado lá, conhecia todo mundo e andava por lá
de olhos vendados. O JC era o cara dos
explosivos e o JF sabia enganar todo mundo. Nunca subestime Ju e Lari, o que
tem de bonitas tem de sacanas, e atiram como ninguém. A Pipa era a motorista, a
melhor ás do volante deste lado de cá. Mona era o cérebro de toda a operação e
o Frans... Bom, o tonto achava que precisávamos de um especialista em
computadores, mas ele era mesmo o bode expiatório. Todo o esquema precisava de
um. O porém é que esse deu errado, e o tal bode ainda estava com a gente na
partilha. Poxa, oito caras para dividir mixaria, não dava. Não sei quem sacou
primeiro, mas em uma fração de segundos, era neguinho puxando o revolver outro
pulando fora... Quando todo mundo começou a atirar, foi um “Deus nos acuda” tão
grande que chamou a atenção dos meganha, que chegaram rápido - ou eles já
sabiam dos esquemas, mas, como sempre, demoraram para chegar, sei lá. O bom é
que eles que escaparam; o ruim foi sair mais liso do que antes, mas o ótimo é
que um foi pego e está pagando todo o pato, ou bode, no caso. E eu aprendi que
tem que ficar muito esperto quando Ca$h'n Guns Tá na Mesa!
Ca$h'n Guns é um divertido e
rápido party game, criado em 2005 por Ludovic Maublanc, com um segunda edição
em 2014. Para quatro a oito jogadores, com a duração média de 30 minutos, em
Ca$h todos fazem parte de um grupo de ladrões que estão repartindo seu último
roubo, mas ninguém quer ceder.
- Bando de bandidos, salafrários,
mau exemplo. Pensem nas criancinhas!
Baixa a bola, ex-estagiário da
Liga das Senhoras Católicas de Santana, volte a tomar seus remédios de paranoia.
Ca$h'n Guns é um jogo festivo, para se jogar com os amigos, pessoas maduras que
entendem a diferença entre o real e o imaginário, tanto que as armas são feitas
de espuma, de um jeito que não dá para confundir com uma normal (Nota da Sra.
Slovic: Mas dita o bom senso de não jogar em local aberto, onde transeuntes
desavisados podem confundir tudo e achar que um alho é na verdade é um
bugalho). Além das armas, a caixa vem com cartas representando dinheiro, obras
de arte, diamantes, balas e curativos. Cada jogador começa com um revólver, um
marcador que representam o personagem, três cartas de Bang! E cinco cartas de
Click!
O jogo dura oito turnos, dividido
em oito etapas: na primeira, o Primeiro jogador (Nota do Sr. Slovic: Doravante
conhecido como “O Chefe” ou “The Boss”) coloca na mesa oito cartas de produto
de roubo e a do Chefe. Na segunda, todos escolhem secretamente uma carta de
Bang! Ou Click! Na terceira, O Chefe conta até três e todos devem apontar sua
arma para um jogador. Na quarta, O Chefe pode mandar alguém mudar o seu alvo.
Na quinta, The Boss conta novamente até três e qualquer um pode dar um peteleco
em seus personagem, indicando que fugiu nessa rodada. Na sexta, todos revelam
suas cartas de tiro. Na sétima, cada um que levou um tiro pega um marcador de
curativo. E na oitava, todos que não fugiram e não levam tiros podem pegar as
cartas de roubo e quem ficar com a do chefe será o The Boss na próxima rodada.
- Não gostei desse jogo. Todo
mundo sempre vai apontar para mim. Nem vou conseguir jogar.
Que coisa! Sabe que nunca reparei
na sua mania de perseguição? Mesmo você postando isso no mínimo 300 vezes por
dia no FB, seu Zé ruela. OK, é possível de isso acontecer, mas esse é um jogo
festivo, para se jogar com amigos e se todos fazem isso com você, tem algo de
errado. Talvez não sejam realmente seus amigos ou você realmente seja um mala
sem alça (Nota da Sra. Slovic: Ou provavelmente as duas coisas).
Todos começam com oito cartas de
balas: 3 Bang! e 5 Click! O Bang! serve para causar dano em alguém. Cada vez
que um é atingindo ganha um marcador de ferimento. Com três, está fora do jogo.
O Click! é só um aviso. As cartas usadas são colocadas em uma pilha de
descarte, para ninguém saber quantos Bang! Ainda restam, mas se você é igual ao
Rain Man e consegue contar as cartas de todo mundo, vai se dar bem nesse jogo. Entre
as cartas de produto de roubo, há duas especiais: uma que cura até dois
ferimentos e outra que dá mais duas cartas de Bang! Não dão pontos no fim do
jogo, mas deixam o jogo mais imprevisível. Depois da oitava rodada, vence quem
tiver mais dinheiro dentre os que ainda estão vivos. Há um bônus para quem
conseguir mais cartas de diamantes.
No geral, Ca$h'n Guns é um jogo
divertido e politicamente incorreto. Vence o mais esperto e/ou mais sortudo. É
daqueles jogos que quanto mais gente melhor. Junto com o jogo base, vem uma
pequena expansão onde cada bandido tem uma habilidade especial ou super poder.
Há também mais algumas expansões: Tem Spirit e More Ca$h, More Guns. Não
recomendamos jogar com pessoas vingativas ou que não tem bom senso, mas já
jogamos com crianças sem nenhum problema
(Nota da Sra. Slovic: Crianças são mais espertas do que você imagina).
Prepare sua arma e muitas risadas. Agora que a grana Tá na Mesa!, vamos
dividir? Eu saco primeiro.
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