Já
fizemos essa pergunta, mas o indivíduo se modifica pelo ou para o ambiente?
Será que aquele ser estranho, o único que nasceu com chifres nesta ninhada, era
só uma anomalia que sobreviveu por sorte ou um instinto genético que livrou as
gerações futuras de serem extintas por aquele terrível predador? E quando o clima
entra na equação, tudo muda drasticamente. Como a lenta ida a uma nova Era do
Gelo altera as espécies já adaptadas a um clima mais ameno? Venha experimentar
infindáveis milênios de erros e acertos biológicos e galgar pela cadeia
alimentar, pois Evolution: Climate Tá na Mesa!
Evolution:
Climate foi lançado em 2016 pelo trio de cientistas Dominic Carpuchettes,
Dmitry Knorre e Sergey Machin pela North Star Games. Para dois a seis
jogadores, com duração média de 1 hora, os jogadores tem a chance de fazer o
papel da natureza, decidindo a trilha evolutiva de várias espécies, Climate é
uma evolução do seu antecessor, Evolution.
-
Cara, que trocadilho mais ridículo.
Na
verdade, digitonthophagus gazella, o trocadilho pode até ter sido
infame, mas é a pura verdade. Climate é uma versão aprimorada do Evolution. Tem
todas as mecânicas do anterior e muitas melhorias. A mais notável dela é a
entrada do fator Clima (Nota da Sra. Slovic: Por isso o nome).
A
dinâmica do turno continua a ser bem simples. Para quem não lembra ou nunca
jogou Evolution, primeiro todos os jogadores compram cartas (o número depende
da quantidade de espécies o jogador tem na mesa), depois todos descartam uma
carta para criar a Reserva de Alimentos, que é a quantidade de comida
disponível no turno. As cartas têm diferentes valores para a Reserva. Depois,
começando com o Jogador inicial, cada um pode baixar suas cartas para fazer quantas
ações quiser e puder. Ainda há quatro tipos de ações possíveis: Criar uma nova
espécie, aumentar o Tamanho ou a População de um animal ou dar novas
Características aos seus bichos. O único limite de ações é a quantidade de
cartas que jogador tem na mão. Não é necessário descartar todas (Nota do Sr.
Slovic: Nem aconselhável). As cartas de Características são colocadas viradas
para baixo e todos as revelam ao mesmo tempo. Depois, conta-se a Reserva de
Comida disponível e colocam-se os Marcadores de comida no tabuleiro central.
Aqui começa a modificação mais significativa.
As
cartas descartadas na Reserva de Alimentos, além de indicar a quantidade de
comida disponível também mostra se houve alguma modificação no clima. O
tabuleiro central do Climate é maior, mostrando o clima do planeta. As cartas
podem ter símbolos de Sol e Floco de Neve. Se a soma do Sol for maior que da
Neve, o marcador de clima anda um espaço em direção ao Escaldante. Se houver
mais neve, o marcado avança em direção a Era do Gelo. Exceto pelo clima
intermediário (Temperado, onde o marcado inicia o jogo), todos os outros afetam
a quantidade de comida disponível e diminuem o número da população das
Espécies, dependendo do Tamanho que ela tem. (Nota do Sr. Slovic: É o efeito da
temperatura entrando em jogo). Além disso, agora há também Cartas de Eventos.
Sempre há duas cartas abertas no tabuleiro, uma para o calor outra para o frio.
Quando o marcado alcança o clima onde está localizada o Evento, ele ocorre. E eles
têm efeitos diversos, como uma Onda de Calor no frio ou Erupções Vulcânicas
globais e atém mesmo a Queda de Meteoros.
Depois
de verificar os efeitos do Clima, começa a fase de Alimentação, que é idêntica
ao Evolution: Começando do jogador inicial, cada um pode pegar um marcador para
alimentar uma espécie, continuando até todos os animais estarem alimentados ou
acabar a Reserva. Por fim, todo o alimento comido é colocado em uma bolsa (cada
marcador na bolsa vale um Ponto de Vitória no final), espécies que não foram
totalmente alimentadas perdem suas população (quanto mais populosa é uma
espécie no fim do jogo, mais PV ela dá) e se chegaram a zero, são extintas.
O
jogo até parece simples, mas estamos falando de Evolução, e, por tanto, nada é
tão simples ou bonitinho. Está em jogo a sobrevivência dos mais fortes! Durante
a fase de Alimentação entram em jogo as Características que foram colocadas nas
espécies. Cada uma delas dá vantagens competitivas para o animal na luta por
comida (ou para não ser devorado).
-
Evolução? Só se for de complicação. Não entendi nada!
Já
não tinha entendida do última vez mesmo, seu cérebro de Periplaneta Americana. Isso que dá fugir das aulas de biologia.
Alguns animais podem assumir a característica Carnívoro (Nota da Sra. Slovic: E
como sabemos, Carnívoros não comem plantas e para se alimentar atacam as outras
espécies em jogo). Algumas cartas de Características são para prevenir esse
ataque, como Chifres ou Rebanho, outras para ajuda na caça, como Bando e
Emboscada. Outras facilitam a alimentação , como Cooperação e Pescoço Longo.
Agora há algumas para lidar com o Clima, como Pelos Grossos e Noturno, e
algumas antigas foram modificadas, como Escavação. E muitas cartas novas estão
disponíveis.
As
regras de alimentação dos Carnívoros continua a mesma: um Carnívoro só pode
atacar uma presa de tamanho menor que o seu (ou ter cartas que mudem isso). Já
as regras de Características mudaram. Agora cada espécie pode ter quatro cartas
(Nota da Sra. Slovic: Sim, agora novos combos podem ser criados). Novas
estratégias devem ser criadas, pois além de se preocupar com a alimentação e
defesa., como no Evolution, a variação do clima, que pode levar facilmente suas
espécies a extinção, devem ser levada em conta. O grande lance do jogo ainda é
conseguir fazer seus animais a se adaptaram, não só aos adversários, mas de um
planeta em constante mudança.
- Ei,
agora que percebi que é quase o mesmo texto do Evolution. Salafrários!
O que
esperava, Equus africanus asinus? Climate não é uma expansão do
Evolution. É uma versão 2.0, mas com modificações muito significativas. A arte
é basicamente a mesma. Com quase todos os mesmo elementos do antigo, os mesmos
cubos verdes marrons para indicar as Populações e Tamanhos das espécies, a arte
das cartas antigas são as mesmas e as novas seguem o estilo, o mesmo marcador
de Primeiro Jogador (Nota do Casal Slovic: Que continua sendo o melhor de todos
os marcadores de primeiro jogador do universo dos Board Games). A única grande
modificação foi no tabuleiro central. Em vez do pequeno, mas simpático, Buraco
com Água, temos um grande tabuleiro que serve para indicar o clima, colocar as
Cartas de Eventos e como Buraco com Água, também. E a única expansão do
Evolution, Flight, também funciona com o Climate.
No
geral, Evolution: Climate conseguir transformar um jogo fantástico em algo
melhor. A arte continua linda e os componentes são simples e de qualidade.
Ainda é um jogo para queimar neurônios (Nota do Casal Slovic: Agora ainda
mais). A palavra chave é Adaptação. Em um momento você pode ter muitas espécies
na mesa e no fim da rodada não há alimento suficiente para todos ou muitos
carnívoros surgiram sem que você estivesse preparado ou esquenta ou esfria muito,
e seus amimais sofreram grandes baixas na população ou mesmo foram extintos.
Então é hora de ver as espécies adversárias e como o clima pode mudar no futuro
e começar a bolar o contra-ataque ou a melhor defesa. As partidas são rápidas e
dinâmicas. E que vença o mais adaptado.
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