Powered By Blogger

Logo

Logo

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Matryoshka

Parece até natal. Sabe aquelas datas que você faz contagem regressiva no calendário? Mas finalmente chegou o dia. Muitos podem achar que tenho um gosto exótico, mas é tão bom descobrir outros como eu. Conhecê-los pessoalmente é melhor ainda. Em um mesmo lugar alguns dos maiores colecionadores do mundo, conversando, admirando nossa coleção e, o mais importante, trocando. Agora, com sua licença que tenho que ir, pois vejo que minha Matryoshka Tá na Mesa!



Matryoshka é um simpático jogo de criado em 2016 pelo consagrado game design nacional Sérgio Halaban, para três a cinco jogadores, com duração média de 20 minutos. Nele os jogadores encarnam colecionadores das famosas bonequinhas russas, as Matryoshkas, em uma reunião para tentar completar suas coleções.

- Ai que meigo. Joguinho cuti-cuiti de bonequinhas! Depois vamos colher flores e tomar chá?

Cuidado com o chá que vai tomar, Dona Maricotas! Você pode acabar voando ao Infinito e Além. Matryoshka, que só tem bonecas como tema, é um simpático e rápido jogo onde vence quem conseguir mais cartas em sequencia do mesmo tipo. O baralho é composto por 70 cartas, divididas em dez conjuntos de sete cartas (Nota da Sra. Slovic: Para quem não conhece, Matryoshkas são típicos itens de artesanato russo, onde peças, com o desenho de bonecas, de diferentes tamanhos são guardadas uma dentro da outra).



O jogo dura quatro rodadas. No início do jogo todos começam com seis cartas e a cada turno compram-se mais duas. No inicio da rodada, um jogador por vez, baixa na mesa um item para troca. Todos mostram secretamente uma carta para trocar e o jogador da vez escolhe com qual vai ficar. Depois, cada jogador deve baixar na mesa certa quantidade de Matryoskhas, que mostram parte da sua coleção que não está disponível para troca na rodada. A quantidade de cartas baixadas varia a cada rodada. Ganha tem tiver a maior e mais organizada coleção.



- Só isso? Só jogos bestas tem regras tão simples!

Mais simples que isso, só sua mente! Não se deixe enganar pela simplicidade do jogo. Ele é extremamente competitivo e desafiador. Você sabe que um jogador está colecionando Matryoshkas loiras com vestido verde, por exemplo, e que ele tem a morena com vestido vermelho que você tanto busca. A troca parece ser óbvia, mas será que com essa ele completa a coleção, ganhando muitos pontos enquanto você não? E quando outro jogador mostra que também está colecionando o mesmo tipo que você e já tem mais exemplares. Devo me desfazer e começar outra, enquanto troco com ele ou devo esperar ele se desfazer para tentar completar a minha? Parece simples dilemas em comparação a decidir quando trocar o modo de Governo (Nota do Sr. Slovic: vide Civilization) , ou quais produtos produzir para maximizar minha exportação (Nota da Sra. Slovic: vide Puerto Rico), ou qual espécies devem sofre mutações (Notado Casal Slovic: vide Evolution), mas quando você tem pouquíssimas rodadas para decidir, isso não é fácil.



No geral, Matryoshkas foi um grande achado. A caixa é pequena, fácil de levar. As regras são simples de explicar. Uma pequena superfície lisa e algumas pessoas dispostas é tudo que você precisa para jogar em quase todo lugar. Venha se surpreender sendo um colecionador de bonecas. Agora, vamos trocar algumas?




Um comentário:

  1. Obrigado pela simples e divertida resenha :)
    Que bom que curtiram o jogo!
    Abraços,
    Sergio

    ResponderExcluir