Quando vim para essas bandas,
naquele pedaço de chão havia um casebre de madeira onde o Nhô Lau morava com a
esposa. E só. Todos os dias acordavam cedo, não importando se fazia sol ou chuva,
se era terça ou domingo. Aravam a roça, cuidavam dos animais, cortavam lenha,
cuidavam das goiabeiras... Se o dia deixava, iam pescar. A comida sempre foi
pouca, mas nunca precisaram pedir. Era gente trabalhadora. E os dois foram para
três. Mal chegou o primeiro e já veio o segundo filho. Depois uma filha e a
família sempre aumentando. Com mais mãos para trabalhar, eles cresceram. Hoje,
todo esse lado do vale é do Coronel. O maior criador de gado da região. Todo
aquele campo amarelo de trigo também é dos Lau. E assim vai. Quem trabalha,
sempre alcança. Um dia seremos nós. Nunca se esqueça disso, filho. Agora vamos,
que já sua mãe já chamou. Agrícola Tá na Mesa!
Agrícola é um clássico dos
boardgames, criado em 2007 pelo mestre Uwe Rosenberg. Para um a cinco
jogadores, com duração média de noventa minutos, neles os jogadores são
pequenos fazendeiros, com poucos recursos, querendo, primeiro sobreviver, e
depois, prosperar na dura vida do campo.
- Até parece FarmVille. Deve ser
uma cópia mal feita dele. Só mais um esperto querendo copiar um grande sucesso.
Larga esse DumbPhone e sai do seu
FeiceBuque, Chico Bento! Agrícola é bem mais antigo que todos esses jogos
online de fazendinha. E muito melhor. É um jogo que te dá muitas possibilidades
de ações, mas poucas chances de fazer algo na rodada. Basicamente o objetivo do
jogo é ter uma próspera fazenda, mas como todos começam pouquíssimos recursos,
não é uma tarefa fácil. No fim do jogo, tudo que o jogador fez dá Pontos de
Vitória, mas tudo que não fez, tira.
O jogo dura quinze rodadas e no
início cada jogador só pode escolher duas das várias ações disponíveis.
Conforme os turnos avançam, mais opções ficam disponíveis. O problema é que
cada ação só pode ser escolhida por um único jogador, por isso saber o que e
quando fizer é fundamental. Quando chega próximo do meio do jogo, é possível
ter filhos, e com isso mais trabalhadores para o árduo batente. O porém de tudo
é que antes de ter um rebento, o fazendeiro deve aumentar sua casa e depois
deve alimentá-lo.
-É só dar comida para eles. Que
ridículo!
Sim, meu caro Augustus Gloop. Mas
não é nada fácil. No fim de algumas rodadas há a Colheita. É uma hora feliz,
onde os frutos do campo podem ser colhidos e os animais se reproduzem. Mas para
que a felicidade acontece plenamente todos os membros da família devem ser
alimentados e conseguir comida suficiente é trabalhoso. Se não for possível, o
jogador perde três pontos por membro faminto no fim do jogo.
Na verdade nada é facilitado nesse
jogo. Quer ter animais? Então primeiro corte madeira, depois construa uma
cerca, depois consiga o animal. E torça para que as ações para isso estejam
disponíveis na sua vez. Quer aumentar sua casa? Precisa de madeira (barro ou
pedra, para melhorá-la), depois da ação para conseguir fazer. Quem colher algo?
Are o campo, consiga as sementes e plante. Sim ,cada uma desses é uma ação
diferente. E tudo isso ao mesmo tempo em que precisa se preocupar em alimentar
a família.
E esse é o modo fácil (Nota da
Sra. Slovic: Chamado de Modo Família). Sim, por que em Agrícola há várias
camadas de complexidade no jogo, como uma cebola (Nota do Sr. Slovic: Sim, isso
foi uma referencia direta ao Shrek. Isso que dá escrever ao mesmo tempo em que
assiste a esse fantástico filme). Para os modos avançados, entram em jogo
várias cartas, conhecidas como Deck-E, Deck-I e Deck-K. Essas cartas introduzem
no jogo dois conceitos: Ocupações (profissões que seu fazendeiro pode ter) e
Melhorias (coisas que se pode construir na casa, para melhorar a vida). Cada
Deck aumenta um pouco mais a complexidade do Agrícola (Nota do Sr. Slovic: Já
existem muitos Decks adicionais: X, L, Z... E como Agrícola é um jogo alemão,
não poderia faltar o Deck-Ö)
No geral, Agrícola é um daqueles
jogos que vocês tem que conhecer. É um clássico que precisa estar do currículo
de todos BoardGamer. Não é a toa que está no topo da maioria das lista de
melhores jogos mundo a fora. Mas por ser cruel na hora da pontuação final, é
daqueles que ou você ama (Nota do Casal Slovic: Que é o nosso caso) ou tem ódio
mortal. Uwe se inspirou na dura vida de camponeses da Europa Oriental durante a
Idade Média para criar essa Obra Prima, então, não espere um jogo de Fazendinha
Feliz. Agora, pronto para alimentar o rebanho?
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