Todos na região esperam
ansiosamente por esse dia. As barracas já foram montadas e os jogões acessos.
Em breve, por todo o canto, o inebriante cheiro estará abrindo o apetite de multidões.
Nos campos, as colheitas já começaram. Em breve o calor irá subir, por Scoville
Tá na Mesa!
Scoville, criado em 2014 por Ed
Marriott, com duração de 60 a 120 minutos, é um jogo para duas as seis pessoas,
com um tema bem inusitado: os jogadores devem cuidar de uma plantação de
pimentas e participar de uma feira culinária bem quente.
Em Scoville (Nota do Sr. Slovic:
Nome de um farmacêutico que criou uma escala que mede o grau de “calor” da
pimenta) cada turno há cinco fases:
Leilão, Pegar sementes, Plantação, Colheita e Preparação da receita. O leilão,
feitas as cegas, determina a ordem de turno. Quem vence não é necessariamente o
primeiro. Pode-se escolher quando vai jogar, pois a fase de Colheita é a ordem
do turno é inversa. Tudo depende da sua estratégia. Na fase de Pegar as
sementes, são abertas carta, uma por cada jogador. Há algumas cartas que dão
mais sementes, variando de uma a três. As sementes, e as pimentas colhidas, são
representadas por tokens coloridos. A cor depende da raridade da pimenta. Na
fase de plantar, cada jogador coloca um token no tabuleiro central.
Já na fase de Colheita é que está
o pulo do gato do jogo. Cada jogador tem um peão que anda no meio das
plantações. Sempre que ele passa entre duas pimentas, recebe um token
representando a colheita. Todos os jogadores iniciam o jogo com três pimentas:
azul, amarela e vermelha (Nota da Sra. Slovic: As cores primárias). A cor da
pimenta colhida depende das que estão no tabuleiro. Aqui começa uma pequena
aula de artes, pois, por exemplo, vermelha e amarela dá uma laranja, amarela e
azul dá verde, duas vermelhas dão outras duas vermelha, etc. Quando as cores
secundárias entram na plantação, mais combinações se tornam possível, criando
marrom, preta e branca. E uma combinação de preta com branca dá a raríssima
pimenta fantasma (Nota da Sra. Slovic: Um belo token transparente purpurinado).
Quando se anda pela plantação, não se pode passar duas vezes pelo mesmo
caminho, nem passar por cima de outro jogador, o que cria possibilidades de
travar seus adversários.
Nas laterais do tabuleiro são
colocadas Cartas de Procura e Cartas de Receita. A quantidade depende do número
de jogadores. No fim da rodada, os jogadores podem trocar as pimentas por
Cartas de Procura (que dão dinheiro, pimentas melhores e/ou Pontos de Vitória)
ou usá-las para preparar saborosas receitas de chilli beans (comprando as Cartas de Receita), que dão muitos
pontos de vitória. Quando sobram menos de quatro Cartas de Procura na mesa,
acaba o período de manhã da feira e novas Cartas de Procura (que dão mais
recompensas) entram em jogo. Quando, novamente, sobrarem menos de quatro cartas
na mesa, inicia-se a última rodada. O jogo também termina, mas desta vez
imediatamente, se restarem menos de quatro cartas de Receitas. Vence o jogo
quem tiver mais Pontos de Vitória.
- Não gostei do jogo!
Ay, Caramba! Você ficou mudo até
agora. Queimou a língua grande com tanta pimenta? Como dissemos, Scoville não é
um jogo muito convencional, mas possui mecânicas muito bem amarradas. É um jogo
que se pode usar na escola (Nota do Grupo Jedai: Além das aulas de Educação
Artística, por causa do uso das cores, é uma boa pedida em Biologia quando for
falar de Genérica e as experiência de Mendel. Fica a dica!). E já tem expansão disponível: Scoville Labs!
No geral, Scoville foi uma grata
surpresa. O tema é bem interessante e abre o apetite de quem gosta de comida
mexicana (Nota do Sr. Slovic: Você foi avisado). O jogo tem regras simples,
fáceis de ensinar e aprender. Pode até parecer bobo no início, mas pode ter
certeza que logo você estará com a tabela de cruzamento na mão, queimando os
neurônios para descobrir a melhor rota a se fazer na Colheita. Vamos plantar?
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