O sol bate na janela do quarto me acordando e fazendo lembrar de minha dura vida. Acordar cedo para ver as plantações e cuidar das terras. Receber pessoas para fazer acordos, nem sempre rentáveis. Fazer cálculos para saber o quanto se
pode doar a igreja, já que somos pessoas piedosas, mas sem tirar de mais de
nosso sustento. E cuidar das tarefas mais difíceis e enfadonhas, como coletar impostos,
aumentar a propriedade e nos preparar para o baile da rainha, onde, mostrando
todo o glamour de nobreza, podemos ganhar novos títulos. Ah, o que é pior que
uma vida sem títulos? Somente o chamado da criadagem, é claro. Como é difícil a vida da nobreza. O mínimo que
espero é que os serviçais tragam noticias alvissareiras, tal como: “Noblemen Tá
na Mesa!, Milord!”
Noblemen, lançado em 2012 por
Dwight Sullivan, é um jogo de três a cinco jogadores, com duaração média de 90 minutos, onde os jogadores são
membros da aristocracia britânica do século XVI, em pleno reinado da rainha
Elizabeth I, que competem por prestígio e influência, sendo o vencedor aquele
com maior número de Pontos de Vitória. E para isso fazem o que os nobres fazem
de melhor: nada de útil, só Noblesse oblige.
- Como assim? Um jogo sobre nada?
Que idiota!
Reles plebeu, contenha-se na sua
insignificância! Noblemen é um jogo dinâmico, com muitas opções para alcançar a
vitória. A partida é dividida em três turnos, cada uma representando uma
década, que por sua vez tem várias fases. Há três tipos de fases: a normal,
onde os jogadores podem realizar única ação, entre várias disponíveis, e jogar
uma Carta de Escândalo, se quiser; a fase de Contagem de terrenos, que acontece
no final da década e; o tão esperado Baile de Máscaras.
As sete ações possíveis refletem a
vida blasè da nobreza: aumentar o tamanho de sua Propriedade, construir
Prédios nas terras da família, conduzir acordos e Subornos, Doar terras a
igreja, Coletar impostos, Adquirir mais terras ou não fazer nada e Descansar (Nota do Sr. Slovic: Claro
que como todos sabem a nobreza tem uma vida muito laboriosa e precisa tirar um
tempo para descansar). A fase termina quando o jogador que tiver com a figura
da rainha realizar sua ação. Esse é um diferencial interessante do jogo, pois a
rainha pode mudar de mãos facilmente, o que significa que a fase pode terminar
antes de todos jogarem. Há somente uma fase por década onde a rainha não pode se mover, o
que significa que todos jogam.
Pode-se dizer que em Noblemen cada
ação leva a um mini jogo, onde cada um tem uma estratégia independente para a
vitória final.
Há a Expansão da Propriedade, que
lembra um pouco a mecânica de Carcassonne e Gardens. A colocação ideal dos
terrenos é vital, pois cada tipo de terreno proporciona um bônus: fazendas dão
Moedas; bosques, mais Terrenos e; Jardins, Prestígio. Há também as planícies,
que não dão bônus, mas é o único local possível para construir Prédios. Se você
consegue colocar quatro terrenos de um mesmo tipo, formando um desenho central,
tem mais ganhos. Cada jogador tem sua própria Propriedade, que não influencia as outras.
A Construção de Prédios lembra
Suburbia e, um pouco, Puerto Rico, já que o planejamento de onde e quando
construir é importante, pois os prédios vão ficando mais caros cada vez que um
é feito e há uma quantidade limitada de cada um. São quatro tipo de
construções: Castelos, Palácios, Capelas e Folly (nota da Sra. Slovic: Não
achamos uma tradução fiel, mas é algo como construção sem utilidade feita em
jardins para ornamentá-los). Além disso, não se pode construir prédios idênticos
adjacentes um do outro e a Capela só dá bônus se estiver adjacente a Castelos e
Palácios. A construção de cada Prédio trás uma vantagem imediata e no fim da
década cada construção rende PV.
- Então é só focar no Baile que o
jogo está ganho! O resto é desperdício.
Que infortúnio! Somente um Bufão poderia pensar
algo assim, sem compreender os intricados meandros da nobreza. Um mero Barão,
mas que é do círculo íntimo da rainha, possui uma vasta e diversificada
propriedade, muitos favores e boa relação com o clero, com certeza tem mais
chances de vencer que um Duque isolado no único castelo de sua mirrada
propriedade. Noblemen é um jogo de sutilezas, onde ninguém sabe ao certo quanto
tempo ainda tem até chegar as fases de pontuação. O planejamento deve ser
cuidadoso, pois a qualquer momento você pode ter que antecipar suas ações ou
ver seus cuidadosos planos desmoronarem e seus rivais ganharem.
O visual do jogo é fantástico. O
tabuleiro central emula o jardins simétricos dos castelos (nota do casal Slovic: O primeiro jardim a ser construido desta maneira foi o de Versalhes). As peças de terreno que vão
formar as Propriedades são lindas. Casa jogador tem um escudo para esconder
seus recursos e terrenos não usados. Na frente do escudo há o corpo do nobre e a
cabeça é destacável, alterando conforme o título obtido. Os componentes do jogo são de uma qualidade ímpar, que lembra muito os jogos da Fantasy Flight.
No geral, Nobleman é um ótimo
jogo. Foi uma grata surpresa para nós. O jogo é envolvente e até mesmo
imersivo. Você se vê como de um nobre inglês e usa artimanhas para agaranhar mais poder, sendo prosperando seu feudo, coletando impostos dos humildes
trabalhadores, subornando pessoas e a igreja ou descobrindo podres dos
adversários e usando em benefício próprio. Pena que não é muito conhecido do público em geral. Mas siga
nosso conselho: vá jogar Noblemen. Dificilmente irá se arrepender. Palavra do
Duque e da Duquesa de Slovic. Nos vemos no próximo baile, vossa Senhoria.
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