Powered By Blogger

Logo

Logo

terça-feira, 9 de abril de 2019

Tsukiji

O maior mercado de peixe do mundo fica no Japão. Mais que um local de compra, é uma verdadeira atração turística. Tsukiji Tá na Mesa!


Tsukiji é um jogo criado em 2018 por Leandro Pires. De dois a quatro jogadores, com duração média de 20 minutos, em Tsukiji os jogadores são donos de restaurantes tentando conseguir os melhores peixes no mercado.

- É aquele jogo que deu problema, né? Não gostei dele. Tanto que joguei pela janela, ainda lacrado, quando chegou. Um bobo qualquer pegou essa bomba na rua.


Aho ka?!? Além de perder dinheiro, perdeu a oportunidade de ter um jogo bem rápido, dinâmico e divertido. A partida dura sete rodadas. Em cada uma o jogador deve comprar um grupo cartas, que representa os lotes dos leilões que realmente aconteciam em Tsukiji todos os dias. Durante a partida os preços finais dos peixes varia conforme lei da oferta e demanda. No final do jogo somam-se os valores das cartas compradas (Nota da Sra. Slovic: Conforme o preço final e não o preço na hora da compra) e quem tiver mais dinheiro, vence.

As cartas representam diferentes tipos de pescados comercializados em Tsukiji: Tako (Polvo), Hotategai (Vieira), Ebi (Camarão), Fugu (Baiacu) e Sake (Salmão). São essas cartas que sofrem com a especulação e variação de preço. Já o Maguro (Atum), Takusan e a carta de Yakuza, não são afetadas pelo mercado. Antes de iniciar a partida, deve-se determinar a cotação inicial de cada produto, aleatoriamente, colocando o marcador no Tabuleiro de Mercado.


No início do turno são criados pilhas de cartas, com três cada, representando os lotes a serem vendidos. A quantidade de lotes é o número de jogadores mais 1. Os jogadores devem colocar um de seus Marcadores de Leilão em cada um dos lotes, secretamente. Esses marcadores indicam a valorização do lote e não o preço que o jogador vai pagar por ele. O preço final de cara pilha é indicado pelo Marcador de Preço, que pode variar de $3 a $12 moedas. O lote mais valorizado, ou seja, aquele com a maior somatória de Marcadores de Leilão, tem o valor final de $12. Além do preço final, o Marcador de Preço indica a variação da cotação dos peixes no mercado. Esses valores variam de -1 a +4, então todas as cartas que estão no lote de $12 tem um aumento, por carta, de +4 na cotação. Isso significa que, se o lote mais valorizado tem três cartas de Polvo, sua cotação aumentará em 12 (Nota do Sr. Slovic: As regras de variação de cotação e fixação do preço podem parecer um pouco confusas no início, mas não se assuste. Depois que a entende, é bem simples). Com os preços definidos e com a nova cotação, o primeiro jogador deve comprar um dos lotes e ficar com todas as cartas dele. Se não quiser ou não puder comprar nenhum, o jogador ganha $3. Quem ficar com o lote mais caro, torna-se o Primeiro Jogador da próxima rodada. Se ninguém comprar esse lote, o marcador passa para o jogador a esquerda.


No fim das sete rodadas (Nota da Sra. Slovic: Como cada rodada representa um dia no mercado, temos uma semana inteira de jogo) define-se o preço final de cada produto. O valor final não é o que está indicado no Tabuleiro. O produto mais valorizado terá o preço final de $10, depois o segundo terá $ 7, $ 5, $3 e $1. Atum tem uma regra diferente. Ele não valoriza conforme o mercado, mas tem um valor descrito na própria carta. Quanto mais cartas de Atum o jogador comprar, mais moedas ganha no final. Já o Takusan vale como um Coringa. Ele pode fazer parte de qualquer conjunto criado pelo jogador, contando como uma carta a mais daquele tipo, mas o tipo deve ser decidido na hora da compra e o jogador já deve ter pelo meno suma carta do produto escolhido. Por fim a Yakusa rouba uma carta do jogador. Ele decide qual perder.



No Geral, Tsukiji é jogo bem interessante. O jogo é rápido e com uma certa interação entre os jogadores, mas nada muito direto. É possível (Nota da Sra. Slovic: Na verdade, necessário) manipular o mercado para os produtos que seu adversário tem de sobra acabem se desvalorizando. Alguns marcadores de Mercado são especiais e só podem ser usados uma vez por partida, então é bom saber a hora de utilizá-los. Há algumas cartas extras que podem ser usadas no jogo, mudando as regras, como o Gelo e o Gato. A arte do jogo foi bem executada, assim como os componentes. Vale a pena conhecê-lo. Sayōnara. Tsukiji de o ai shimashou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário