Powered By Blogger

Logo

Logo

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Feudum

Você vivia feliz em sua terra, até que foi expulso, com quase nada no bolso. Agora deve começar tudo de novo, em novas paisagens. Agora, posso ficar uns noventa minutos te explicando como fazer isso ou você pode ler o texto. Feudum Tá na Mesa!



Feudum é um jogo lançado em 2017 por Mark Swanson. Para dois a cinco jogadores, com duração para mais de duas horas, em Feudum os jogadores devem conseguir pontos de prestígio para vencer o jogo.

- Como assim o objetivo do jogo é esse?



E quase todo o jogo não tem exatamente esse objetivo, fazer muitos pontos de vitória? Feudum é um jogo enorme, cheio de regras e exceções a regra. Podemos fizer que Feudum é um Send Box (Nota da Sra. Slovic: Ou na língua de Machado de Assis: uma Caixinha de Areia). O jogo é tão aberto e com tantas possibilidades, que há uma infinidade de maneiras alcançar a vitória.

Diferente de outras análises nossas, aqui não vamos explicar, ou mesmo pincelar, as regras (Nota do Sr. Slovic: Sério, levo mais de uma hora para explicar o jogo. Na primeira vez foram longos 90 minutos…), mas vamos dar uma geral sobre ele.




Os jogadores têm 11 cartas na mãos para fazer as ações no turno, mas só podem usar quatro. Todos escolhem simultaneamente suas ações e as executam uma por vez. Você pode se mover pelo tabuleiro, criar fazendas, cidades ou feudos, negociar com as guildas, colocar ou tirar seus trabalhadores, colocar influências nas localidades, guerrear… É muita coisa.

Cada carta usada te dá direito de fazer uma ação específica, mas dependendo da configuração da mesa, que tipos de trabalhadores você tem ou está usando, quanto de influência na guilda ou na localidade você possui, a ação pode ser mais poderosa ou ainda a carta te dá a opção de fazer outra coisa.



- Que jogo complicado.

É sim, gafanhoto Se existe uma palavra para descrever Feudum é excesso. Tudo é excessivo, mas não de uma maneira totalmente ruim. Em vez dos onipresentes meeples para representar os trabalhadores, temos grandes cubos (Nota da Sra. Slovic: Na primeira vez que vi, achei que fossem algum tipo de dado com os símbolos das profissões). O tabuleiro é gigantesco, com muita informação: mapa, guildas, eras… Só a parte das guildas daria um tabuleiro a parte, com suas figuras enormes. No mapa temos um continente, com montanhas, florestas, desertos. No litoral tem ilhas pequenas e grandes. Entre as localidades há tracejados indicando o tipo de transporte usado entre elas.

As guildas interagem entre si, e essa é uma das partes mais interessantes do jogo (Nota do Sr. Slovic: Mas como dissemos, o jogo é bem aberto, dá para vencer sem quase mexer com elas). São seis guildas: Fazendeiros, Comerciantes, Alquimistas, Soldados, Nobres e Clero, que criam uma cadeia produtiva que começa com a do fazendeiro, passa por todas e termina novamente nela (Nota da Sra. Slovic: Ok, podemos dizer que começa nos nobres e termina nos soldados, ou começa e termina com os alquimistas. Isso fica a gosto do freguês).



Basicamente os Fazendeiros pegam a produção de mercadorias que estão no tabuleiro e passam para os Comerciantes venderem. O que eles não conseguem vender, é usado com matéria prima nos inventos dos Alquimistas, que repassam armas para os Soldados. Fortificados, os Soldados dão suporte para os Nobres, que por sua vez influenciam o Clero, que abençoam a produção dos Fazendeiros.

Uma pequena explicação sobre regras: Quando se usa a carta da Guilda, a ação depende do seu nível nela. Há três níveis: Mestre, Oficial e Assistente. Toda guilda puxa produtos da sua antecessora e envia para sua predecessora. Quem não tem nível ou é Assistente usa a guilda normalmente: envia os produtos de suas fazendas para eles, pode comprar mercadorias ou invenções, consegue selos reais. Todas as moedas usadas para comprar itens da guida dos Comerciantes e Alquimistas, vão para o cofre da Guilda dos Clérigos. Todas as moedas usadas para comprar itens na guilda dos Soldados e dos Nobres, vai para a Guilda dos Fazendeiros. Já o Mestre pode passar itens para sua sucessora, ganhando Pontos de Vitória. Sempre que um mestre Fazendeiro ou Clérigo faz sua ação, reparte todas as moedas com seu Oficial e Assistente. Por fim, o Oficial puxa mercadorias da guilda antecessora e pode ganhar Pontoas de Vitória. O posto de Mestre, Oficial e Assistente vem de uma intricada soma de influência, que depende do tipo de trabalhador que o jogador tem no tabuleiro, se possui algum feudo relacionado a guilda e quantidade de entrepostos, cidades ou fazendas que domina (Nota do Sr. Slovic: A conta não é complicada. É uma simples soma, só que de alguns fatores variam conforme a guilda e podem mudar toda vez que um jogador faz sua ação).



- Vocês disseram que não iam falar de regras.

Foi uma exceção, igual as inúmeras que estão no manual do jogo. Feudum não é um jogo para principiantes. Não vai cair no gosto da maioria. É um jogo cheio de regras, grande parte não intuitivas. Você não vai entender a totalidade do jogo no fim do primeiro turno (Nota do Casal Slovic: Talvez no fim do terceiro turno da quinta partida). Diferente de outros jogos, não há um fluxo ideal de ações. É acima de tudo um jogo de gerenciamento, tanto de recursos como de ações. Uma única decisão, certa ou errada, não muda a situação da partida, mas pode levar ao caminho da vitória ou derrota. O que importa no final é a soma de tudo o que você fez.

No geral, Feudum é um jogo escalafobético. E ele tem o direito de ser isso. É um grande jogo em todos os sentidos. Tem muitas peças, mutas cartas, mutas estratégias, muitas maneiras de vencer. A cada partida sua estratégia pode mudar radicalmente e isso não vai depender de um setup inicial ou da sorte de sair com boas cartas. Só depende de onde você quer ir e o que quer fazer. Em vez de partir para um jogo agressivo, com sucessivos ataques, você pode só trabalhar com as guildas e na outra ser um explorador e na seguinte tentar de tudo um pouco, buscando um equilíbrio que não há. Em Feudum, não há só um caminho. Há todo um mundo a ser descoberto.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário