Powered By Blogger

Logo

Logo

terça-feira, 20 de março de 2018

Cthulhu`s Vault


Imaginem uma história onde todos tem o mesmo objetivo. Um grupo coeso em busca de algo maior que todos, em uma corrida desesperada para salvar a humanidade de algo anterior ao tempo, algo tão perverso e hediondo, que sua simples presença é suficiente para trazer a insanidade e o caos a qualquer mero mortal próximo. Imaginem os perigos vividos, as tarefas feitas, as feridas cicatrizadas na pele, na mente e na alma dos destemidos protagonistas, com suas aventuras escritas em sangue e forjadas em aço. Agora, como aceitar a traição vil de um deles? O mesmo que ajudou com todas as suas forças, salvando-os inúmeras vezes do desastre iminente e da derrota derradeira, agora mostra a face de um mero seguidor de forças arcanas além da compreensão humana, onde tudo o que mais deseja é o fim de tudo que compreendemos, que amamos e protegemos. Como pode ser um ser desse desejar a vitória em detrimento a todo, não importado o sofrimento causado a seus irmãos? Por ora, não saberemos. Cthulhu's Vault Tá na Mesa!



Cthulhu's Vault é um jogo narrativo criado em 2015 por Richard Launius e Jim Behm. Para três a seis jogadores, com duração média de 40 minutos, em Cthulhu's Vault os jogadores são convidados a contar em conjunto uma história digna dos Mythos, com direito a uma luta final contra um Great Old One.

- Decide se é para contar historinha ou é um jogo.



Se realmente a ignorância é uma benção, então você e uma criatura sacra. Há vários jogos de Narração, só o RPG, como há boardgames também como Above and Below, Gloom, Once Upon A Time e Sim Mestre das Trevas. Em Cthulhu's Vault o jogo é dividido em duas partes. Na primeira todos os jogadores usam cartas para contar uma mesma história baseada nos contos de Lovecraft (Nota do Sr. Slovic: Autor de Call of Cthulhu e Nas Montanhas da Loucura, entre outros). Uma história de investigação, onde pessoas destemidas arriscam sua sanidade para combater monstros ancestrais.

O jogo é dividido em duas fases bem distintas: Estágio do Mistério e Estágio do Confronto Épico. No primeiro a historia é contada enquanto os jogadores usam as cartas para conduzir a narração e colecionar tokens. Na segunda ocorre uma batalha entre os Investigadores e o grande Antagonista do conto.

No inicio da partida cada jogador pega uma Carta de Ancião e deixa virada para baixo na sua frente. Ela representa um dos possíveis monstros a ser enfrentado no fim. Depois uma Carta de História é colocada no centro da mesa. Ela será usada para começar a narração. Todos começam com setes Cartas de História, um token de Investigação e um token de Mistério.



Em seu turno o jogador deve jogar uma carta e continuar a história do grupo usando algo relacionada a ela, como a figura ou seu nome. Há cinco tipos de Cartas de História: Pessoas, Lugar, Item, Culto e Evento. A carta jogada dá tokens para o jogador. Há três tipos de tokens: Mistério, Cultista e Investigador. Na carta há um símbolo de Sinergia. Se a próxima carta jogada for desse tipo, o jogador ativa a Ação relacionada no texto, que pode ser roubar um token do jogador ao lado, ou trocar um por outro que esteja na Reserva. Todos os tokens dos jogadores devem ficar virados para baixo. Essas são as regras do primeiro Estágio. Sem mistério

- Se essas regras são fáceis, então eu sou burro, porque não entendi nada.

Finalmente concordamos em algo. O jogo não tem segredo nessa fase. Jogue uma carta e continue a história. Simples. O Estágio do Mistério termina em duas condições: um jogador usou sua última Carta de Historia, a Reserva de Tokens esvaziou ou o Great One foi desperto. Para acordar o monstro, o jogador deve ter em seu poder uma quantidade de Tokens de Mistério, que depende do número de jogadores.

- E para que vou acordar um monstro que quer destruir tudo? Só um instante... Gostei disso!


                                       
Veja bem, meu caro demente tresloucado, esse é uma parte interessante do jogo. Há um traidor no grupo, mas ninguém sabe quem é, nem mesmo o próprio. Na verdade, todos sabem que são potenciais traidores, agora depende do jogador ser o não seu um. Assim que um jogador tiver a quantidade suficiente de Tokens de Mistério, já pode terminar o primeiro Estágio, despertando seu Great One. No caso do Estágio do Mistério acabar por falta de cartas ou tokens, o jogador com mais Tokens de Mistério será o cultista, querendo ou não.

No segundo Estágio, as Cartas de Histórias dão lugar as Cartas de Combate, mas a narração continua. Todos os jogadores, exceto aquele que despertou a criatura, escolhe uma Carta de Personagem. Quase todos os personagens de jogos como Mansion of Madness, Eldritch Horror e Pandemic: Reinos de Cthulhu estão aqui (Nota da Sra. Slovic: São todos jogos baseados nas histórias de Lovecraft, para quem não sabe). Temos o Cultista Arrependido, a Freira, o Professor, o Detetive. Quase todos os arquétipos estão representados aqui.

As Cartas de Personagem mostram a quantidade de Pontos de Saúde e as Habilidades do Investigador. Os Tokens de Cultista e de Investigador ganhos no Estágio de Mistério são usados no combate. Já as Cartas de Ancião determinam sua habilidade especial. Seus Pontos de Vida são determinados pelo número de jogadores.



Durante o combate existem três pilhas de cartas: Iniciativa, Combate do Investigador e Combate do Ancião. O jogador que controla o Great One saca uma carta de Iniciativa para de quem é o turno, Se sair um Investigador, esse pega uma carta de Combate da sua pilha e usa conforme manda o texto. Se sair a carta do Ancião, ele faz o mesmo. A maioria das cartas apresentam dois textos, um ataque básico e um avançado. Para usar o segundo é necessário gastar algum tipo de token ou jogar um dado. Alguns ataques especiais dos Anciões são específicos para um determinado Great One, sendo extremamente poderosos. O jogo termina quando todos os jogadores são mortos (vitória do cultista) ou quando o Ancião é derrotado (vitória dos investigadores).

No geral, Ctulhu`s Vault é um jogo bem curioso e diferente dos Storytellers convencionais (Nota do Sr. Slovic: Sim, como se jogos de Narrativa fossem convencionais ou usuais). O fato da história ser criada em conjunto, como um único conto deixa a experiência bem interessante, assim como no fato de todos serem traidores, mas somente um pode despertar Cthulhu ou Nyarlathotep. Como Lovecraft disse: “Muitos foram os que desceram pelo abismo do inconsciente sem conseguir voltar. Os manicômios são sua moradias, pois deles são o reino da insensatez. Outros - muitos poucos, apenas os escolhidos - seriam capazes de contar o que há por trás da loucura...”. Tente ser um deles.



Nenhum comentário:

Postar um comentário