Powered By Blogger

Logo

Logo

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Castles of Mad King Ludwig

Era uma vez um louco. Com uma incessante mania por castelos. Por todos os lados ele queria um castelo. E dois. E três. E assim foi por toda sua vida. É claro que se fosse uma simples pessoa seus desejos não se realizariam. (Acha que aqui é um conto de fadas?) Mas esse louco era um rei. E por toda a Baviera castelos seus há. Castles of Mad King Ludwig Tá na Mesa!



Castles of Mad King Ludwig é um jogo criado por Ted Alspach em 2014. Para um a quatro jogadores, com duração média de 60 minutos, em Castles os jogadores são arquitetos em uma competição para determinar que irá projetar o próximo castelo do Rei Ludwig.

- Somente os grandes mestres anões podem projetar os castelos do Rei. Esse jogo é uma farsa!

Do que você está falando, dumpfbacke? Volte para o mundo real por um momento, criatura. O Rei Ludwig II da Baviera (Nota do Sr. Slovic: Região que atualmente fica no sul da Alemanha) ficou conhecido por sua mania de construir castelos, gastando toda sua fortuna nesses projetos. Por isso ficou com a alcunha de Rei Louco.


Castles é um jogo rápido com regras simples. A partida consistem em comprar aposentos e montar o melhor castelo possível. Todo aposento comprado deve ser imediatamente colocado em jogo. Cada um dá Pontos de Vitória (PV) ao ser comprado e pode dar ou tirar pontos extras dependendo de onde for colocado.

Em cada turno um dos jogadores será o Arquiteto Mestre. Sua principal função é dar preço as peças disponíveis para a compra no turno. Cada aposento é único, mas estão divididos em oito categorias: Quartos, Cozinhas, Corredores e Escadas, Subterrâneos, Atividades, Utilitários, Jardins e Salões. Há também o Hall de Entrada, que a peça inicial de cada jogador. Além disso, as peças tem formatos diferentes. São 10 ao todo. Os preços variam de dois mil a 15 mil moedas (Nota da Sra. Slovic: A moeda corrente da época era o Marco). Ao comprar um aposento o jogador passa o dinheiro para o Mestre Arquiteto e ele ao comprar paga para o banco. Se o jogador não quiser ou puder comprar nenhum ambientes, ele pega 5000 moedas do banco.

- Ah tá! Até parece que eu posso construir o castelo, sei lá, da Cinderela!


Na verdade, pode sim sabichão. Na verdade, os castelos des Königs Ludwig (Nota da Sra.Slovic: Ou em bom português, do Rei Luis) serviram de inspiração para um certo Walt Disney. Também estão presentes no incrível RPG Castelo Falkenstein e sua ambientação Vapor Punk. Você pode construir um castelo altamente temático, ou com cada ala totalmente planejada ou ser insanamente caótico, bem ao estilo do Rei Louco.

O formato do aposento que entrara na venda é definida por uma carta, chamada de Carta de Ambientes. Quando esse maço acabar será a ultima rodada. Cada jogador começa com duas cartas de objetivos e é possível conseguir outras durante o jogo. Além disso, há três objetivos do Rei, que são sorteados no inicio da partida, e dão muitos Pvs.



Todos os aposentos tem pelo menos uma porta. Ao ser colocado no seu castelo, ele deve estar conectado a outra porta. Quando um aposento tem todas suas portas conectadas a outros, o jogador ganha um bônus conforme o tipo do ambiente. É proibido o castelo ficar sem entradas disponíveis.


No geral, Castles of Mad King Ludwig é um jogo bem interessante. Suas regras são fáceis de explicar e o básico do jogo é bem simples: comprar um aposento e colocar no castelo. Ele pode ser jogado de várias maneiras, com vários níveis de estratégia. É possível ser quase um jogo casual, mas pode ser altamente competitivos, onde a colocação certa de cada ambiente é cuidadosamente pensada. O jogo é divertido e vale a pena conhecê-lo. Já há uma expansão que adiciona muitos ambientes novos. Então, vamos fazer arte e entrar para a história ou pelo menos em uma animação? Lasst uns die Schlösser des Königs Ludwig bauen.


Nenhum comentário:

Postar um comentário