A plataforma está cheia, mas isso
não importa. Para pessoas como você, não existem filas, somente portas abertas.
Desde que decidiu desafiar seus amigos, em uma noite fria regada a vinho francês
barato (somente $1000 a garrafa, que audácia de Osmar oferecer aquela lavagem),
viajar o máximo possível pelo país, conheceu coisas interessantes, pessoas fascinantes
e as coisas tão exóticas que você nunca poderia imaginar. Agora faltando apenas
meros 150 km para vencer, talvez um novo desafio deva ser feito, agora na
Europa. E apressado, você entre no seu vagão, esperançoso, pois Ticket to Ride
Tá na Mesa!
Ticket to Ride é um jogo lançado
em 2004 por Alan R. Moor. De dois a cinco jogadores, com duração média de 40
minutos, onde os jogadores participam de uma corrida maluca pelos EUA a bordo
de trens, onde o vencedor será aquele que fizer a viagem mais longa.
- Corrida de trem nos EUA? Não
posso jogar. Não tenho visto.
Não, meu caro projeto de cuharacha.
Assim como você não é um Chef em A La Carte, nem tem que plantar pimentas
em Scoville, em Ticket to Ride (T2R) você não viaja de trem (Nota da Sra. Slovic:
A não ser que você jogue durante um passeio ferroviário). As regras são simples o suficiente para
escrever em um bilhete de trem. A cada turno você pode ou comprar cartas ou
baixar cartas e conquistar uma rota ou comprar objetivos. E só! O jogo é tão
dinâmico que, depois de fazer sua ação, você nem percebe que sua vez novamente.
O tabuleiro do jogo original é um
mapa dos EUA (e sul do Canadá), mas já há mapas da Europa, Alemanha, Índia,
Escandinávia... São vários e cada mapa é um jogo diferente, não uma expansão.
(Nota do Sr. Slovic: Dada a política atual de sucateamento de nossas ferrovias,
sabe quando teremos um mapa para o Brasil?).
As cartas têm diversas cores,
pois as rotas têm cores diferentes. Por exemplo, de Atlanta para Miami são
necessárias cinco azuis. E quando você consegue baixa-las para pegar a rota,
coloca pequenos vagões de sua cor, indicando que você fez essa rota, ganhando
Pontos de Vitória por isso. As miniaturas são muito bonitas e bem feitas. E as
cartas de objetivo são rotas, cidades que você deve ligar sem interrupções, não
importando a volta que tenha que dar:
-Credo, que absurdo!
Sim, minha cara Maria Fumaça, às
vezes acontecem situações como essa. E cuidado, sempre que você cumprir um
desses objetivos, ganha Pontos de Vitória (PV), mas as não cumpridas no fim do
jogo viram penalidades!
No geral, T2R é um clássco. Um jogo leve e um
bom introdutório para mostrar para aqueles seus amigos não que há vida além do
Banco Imobiliário e War. A edição do Décimo Aniversário é uma obra de arte. Agora,
peguem suas passagens, corram para a plataforma nove 3/4 e preparem-se para uma emocionante viagem.
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