Em um mundo longínquo, raças
ancestrais tentam manter seu poder enquanto novos competidores entram na
batalha pelo domínio do mundo. Das florestas mágicas ao deserto misterioso, dos
pântanos sombrios as altas montanhas, todos se armam para a batalha derradeira.
Prepare você também, pois hoje Terra Mystica Tá na Mesa!
Terra Mystica foi lançado em 2013
por Jens Drögemüler e Helge Ostestag e publicado por várias editoras, como a
onipresente Z-Man. Para dois a cinco jogadores, com duração estimada de trinta minutos
por jogador, ele foi e ainda é Top Um em várias e várias listas de boardgames
pelo mundo inteiro e com razão. Ele fez por merecer todo esse reconhecimento.
Terra Mystica um jogo profundo, com mecânicas muito bem encaixadas, onde a
estratégia e o planejamento são predominantes e a sorte, quase ausente. Um jogo
de guerra onde não há batalhas.
- Como assim guerra sem batalha?
Bebeu?
Meu caro petite Troll ivres, deixe-me explicar. Terra Mystica é um jogo de
construção de civilização com expansão territorial, onde todos querem dominar
novos territórios, gerando conflitos. Mas diferente da grande maioria dos jogos
deste gênero, não há mecânicas de batalhas, mas sim de Controle e Cerco de
Área. Isso quer dizer que uma vez conquistado, um território não pode ser
perdido. A estratégia do jogo é se expandir, ordenadamente, antes que seu
adversário faça o mesmo, freando sua expansão, ou pior, te isolando.
O jogador pode escolher uma entre
14 fações disponíveis, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Esse é outro
mérito do jogo: a alta rejogabilidade. Há povos mais fáceis para aprender o
jogo, como as Feiticeiras e as Sereias, e algumas que só jogadores mais
experientes conseguem utilizá-las de maneira a vencer, como os Magos do Caos e
os Darklings. Cada fação tem seu terreno predileto e só pode construir nele.
Como são sete tipos de terrenos, há sempre duas facções que compartilham o
mesmo terreno e não podem ser usadas na mesma partida (Nota do Sr.Slovic:
Principalmente por que usam a frente e o verso do mesmo tabuleiro individual).
- Sereias e Feiticeiras? Que jogo meigo. E dá
para jogar com a Ariel ou a Malévola?
Baixa a bola, Lord Farquaad. Não
há nada de meigo no jogo, apesar de ser um primor visual e, principalmente,
iconograficamente (Nota da Sra. Slovic: Ou seja, em termos de símbolos. Todas
as informações importantes para o jogo são facilmente encontradas nos
tabuleiros). Há três tabuleiros no jogo, o principal, o da facção e de religião.
Mesmo que ainda não tenha uma versão em português, o jogo não depende do
idioma, por isso não tenha medo. Os componentes tem acabamento ímpar.
O objetivo do jogo é conquistar
mais Pontos de Vitória (PV) e a cada turno muda a maneira de ganhá-los, o que
obriga o jogador a mudar constantemente sua estratégia. Há muitas formas de
vencer, que dependem das facções escolhidas, da configuração inicial. A escolha
das cartas bônus de início do turno e de religião são importantes. Estar perto
de outros grupos no mapa dá grandes opções, mas também deixa a expansão mais
difícil e competitiva. O jogo é dividido em seis turnos, que termina quanto
todos passarem a vez. O primeiro que desistir no turno, passa a ser o primeiro
a jogar no próximo. Cada atualização no Edifício básico permite o
desenvolvimento de vários recursos: trabalhadores, magia, dinheiro e sacerdotes.
(Nota do Grupo Jedai: Em uma análise mais profunda, Terra Mystica não é só um
jogo de Expansão Territorial, mas um pesado jogo de Administração de Recursos,
que pode ter muitas aplicações didáticas, principalmente em treinamentos coorporativos).
No geral, Terra Mystica é
elegante e completo. Um dos melhores
Boardgames da atualidade. Pode ser confuso no início (Nota da Sra. Slovic: Não
se preocupe. Muito provavelmente você começará a entender como se joga no fim
da sua primeira partida, ou até mesmo depois. Mas não desista, jogue novamente
e veja a magia acontecer), por causa das inúmeras opções disponíveis e porque
não há um caminho já traçado para vencer. É você que deve descobrir o que fazer
para ganhar. Mas uma vez entendido, o jogo se torna fantástico. E a primeira
expansão, Fogo e Gelo, já está disponível, com várias facções extras, terrenos
novos e táticas diversas. Preparados? Então avante, pois temos um mundo a
conquistar.
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