Mesmo estando em um buraco
escavado no chão, posso vê-los, assim como eles podem nos ver com certeza, apesar
da distância. Os dias passando lentamente, o que só faz a tensão aumentar. Apesar
de estarmos protegidos dos rifles, sabemos que a qualquer momento a pontaria da
artilharia inimiga pode ser fatal. As únicas duas coisas que podemos esperar é
que nossa artilharia acerte primeiro e que a noite seja tranquila, pois Trench
Tá na Mesa!
Trench, criado em 2013 por Rui Alípio
Monteiro, é considerado por muitos, inclusive pelo Casal Slovic, como o xadrez
do século XXI, mas com um design moderno e inovador. Aliás, a Sra. Slovic
convida-os a visitar a página do Trench no Brasil e ver as fotos dos móveis e
quadros inspirados no tabuleiro do jogo! Nosso amigo português não só criou um
ótimo jogo, criou uma obra de arte.
- Jogo português com esse nome?
Deve ser cópia de algo gringo.
Só pode ser uma anedota de um
totó, seu aldrabão. Se não sabe, Trench vem de trincheira. O jogo foi inspirado
nas batalhas ocorridas durante a Primeira Guerra Mundial (Nota do Sr. Slovic:
Por acaso, o centenário do início da Primeira Grande Guerra é agora em 2014),
onde a infantaria se protegia em longas linhas de trincheiras, que eram
escavações na terra que se estendiam por longas extensões.
O tabuleiro é muito parecido com
o do xadrez, porem com duas grandes diferenças: se joga na diagonal (como um
losango) e, no centro, há uma linha divisória que representa a trincheira. Há
cinco tipos de peças, representando as patentes militares: Soldado, Sargento,
Capitão, Coronel e General, cada uma com um tipo de movimentação única, sendo
que o General é o único que pode se movimentar em qualquer direção. Diferente
do xadrez, o objetivo não é capturar o general adversário, mas sim todas suas
unidades. O jogo termina após duas partidas, onde o vencedor é aquele que
capturou mais unidades inimigas. Cada tipo de unidade dá um pontuação pela
captura.
A trincheira, representada pela
linha que divide o tabuleiro em dois campos, dá um sabor especial ao jogo. Uma
unidade dentro da trincheira não pode ser atacada pelo adversário, a não ser
que o atacante esteja no território do oponente, proporcionando uma defesa bem
sólida e simulando bem a Guerra de Trincheiras, onde tirar um inimigo da trincheira
era algo extremamente difícil e cada pequeno avanço era uma grande vitória. As
únicas peças que podem se movimentar pela trincheira são o Coronel e o General.
- Deve ser difícil. Jogo de Nerd!
Ora, pois! Seu saiolo parvalhão!
Trench é um jogo elegante de regras simples. Claro que, assim como o xadrez, o
jogo é taticamente complexo. O formato e cores das peças as tornam camufladas
no tabuleiro, dificultando ainda mais a partida, pois um mero Soldado inimigo
pode estar ao lado do seu General e você nem perceber.
No geral, Trench é um jogo
fantástico, que já está sendo usado por várias escolas em Portugal no lugar do
xadrez (Nota da Sra. Slovic: aguarde um artigo do Grupo Jedai sobre o assunto).
Nas palavras do autor, Trench é um tributo para todos que lutaram bravamente
para manter ou conquistar um pequeno palmo de terra, sofrendo e perecendo por
ela. Trench é um jogo de guerra cruel, onde um pequeno deslize traz o amargo
gosto da derrota.
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