O país está a beira do colapso econômico precisa seguir um plano de austeridade que pode levá-lo ao caos social. Um grupo de mega empresários se unem para impedir que a nação quebre, investindo em indústrias, empregos e exportações. Caso não consigam, um governo autoritário e populista pode tomar o poder, destruindo de vez o estado democrático, a economia e a liberdade do povo. Parece familiar? Então venha conhecer Axia e aproveite que Crisis Tá na Mesa!
Crisis é um jogo lançado em 2016 por Pantelis Bouboulis e Sotirios Tsantilas. De um a cinco jogadores, com duração média de 120 minutos, em Crisis os jogadores são investidores buscando salvar o país da bancarrota.
- É mais um joguinho de apologia ao Capitalismo. Mortes aos porcos, viva a revolução!
Já que não curtiu, cai fora e não atrapalhe, zero a esquerda. Crises é um jogo econômico que se passa na nação fictícia de Axia, onde você deve tomar difíceis decisões e que a cada turno ficam mais e mais complicadas. O jogo tem três níveis de dificuldade, onde o que se altera é o peso do Plano de Austeridade, que indica o mínimo de Pontos de Vitória que os jogadores devem ter no fim de cada turno. A diferença entre o PV e o Plano, para mais ou para menos e de cada jogador, indica se a situação econômica do país melhorou ou piorou. Com a melhora, os eventos que acontecem no início de cada uma das sete rodadas são mais amenas (Nota da Sra. Slovic: E logicamente ficam piores com a queda da economia). Esses eventos nunca são bons e no nível Vermelho (Nota do Sr. Slovic: São três níveis: Verde, Amarelo e Vermelho) são potencialmente catastróficos.
Como pode se ver, quantos mais PV os jogadores conseguem, melhor a economia fica. Ganha-se PV principalmente com a compra de Empresas e a Exportação de bens. Já a importação de material e Empréstimos são ações que fazem perder PV. Para que suas empresas funcionem, é necessário a contratação de profissionais especializados e, com poucas exceções, aquisição da matéria-prima (Nota do Sr. Slovic: Se você não tiver no seu estoque os materiais necessários para fazer uma indústria funcionar, ela pode ser comprada no mercado interno ou externo. Outra opção é criar uma cadeia de produção, onde uma empresa faz os insumos necessários de outra, que faz para outra e assim por diante).
- Bando de burguês safado, as fábricas não podem ser privadas. Tudo deve ser do Estado e do Povo...
Ainda está aqui, cidadão útil porém descartável? Se não curte esse estilo de jogo, por que ainda acompanha? É carência? A mecânica de alocar seus trabalhadores é parecido com o do Dominant Species (Nota da Sra. Slovic: O jogo favorito do Sr. Slovic), onde primeiro todos os peões são alocados e depois as ações são resolvidas na ordem que está no tabuleiro, de cima para baixo, da esquerda para direita, e são muitas ações possíveis. O planejamento deve ser bem cuidadoso ou o jogador aloca em uma área que não vai conseguir usar e perderá a ação. Um pequeno deslize nesse jogo pode ser fatal. Não conseguir produzir por falta de material ou trabalhadores (Nota da Sra. Sloivic: Que são marcadores onde um verso apresenta a imagens de um trabalhador e do outro, de uma trabalhadores, para que ninguém possa reclamar que só emprega homens ou só mulheres, por isso não vai jogar) ou deixar de exportar, mesmo que seja em uma única rodada, pode deixar o jogador em péssima situação, além de levar o país a bancarrota.
A partida pode acabar antes do sétimo turno caso a situação econômica chegue a zero, onde pode acontecer de não ter nenhum vencedor. Então na hora que você quiser sacanear o colega travando um local que ele precisa muito ou jogar uma Carta de Intriga nele, é bom calcular as consequências de seus atos. Crisis não é um jogo cooperativo, mas também não o trate como uma aquisição agressiva sem ética. Equilíbrio. Para vencer o jogo é bom que Axia saia da crise e para isso é bom ter ajuda. Não dá para carregar toda a nação sozinho nas costas (Nota da Sra. Slovic: Na verdade dá, principalmente se estiver jogando solo).
No geral, Crisis é um jogo denso, com decisões complicadas e que podem ter consequências a longo prazo. Criado por Gregos no meio da crise econômica de 2015, o jogo transporta as condições da Grécia para Axia e mostra o lado capitalista de reerguer a economia. O jogo não faz uma apologia ao capitalismo selvagens dos dias atuais, mas de um responsável que não busca o lucro só pelo lucro a qualquer preço (Nota do Casal Slovic: Você pode não acreditar que o conceito é plausível, tudo bem. Respeitamos sua opinião. Mas lembre-se, a corrupção e o autoritarismo são ambidestros). Os tokens de produção são caprichados, com o formato do material que representam: eletricidade é um raio, químicos um béquer, comida uma fatia de pão de forma… Conforme o jogo vai avançando, indústrias mais avançadas vão surgindo, aumentando a capacidade de produção, mas também crescendo a utilização de mão de obra e de matéria-prima, assim como os contratos de exportação pedem cada vez mais e mais produtos. Se você gosta de jogos econômicos, principalmente com regras mais simples do que Arkwright e Food Chain Magnate, esse é o que você sempre pediu. Se não gosta do tema, quem sabe não passa a gostar depois de umas partidas de Crisis?
É isso aí!
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