As areias ainda só timidamente
começam a descer pela ampulheta do tempo da humanidade. Séculos e séculos desfraldados à sua frente,
esperando que tome a frente e conduza seus cidadãos ao triunfo ou fracasso. A
ciência, primitiva, ainda engatinha aguardando quem a guie. Monumentos ainda
são barro desejando alguém a moldá-los. Leis e ideais são tão somente ideias
soltas ainda não formuladas. Nações sem fronteiras demarcadas, exércitos sem
generais, povos a espera de um líder. Como você traça o destino da sua
civilização? Venha, pois Historia Tá na Mesa!
Historia é um belo e surpreendendo
jogo, lançado em 2014 por Marco Pranzo. De um a seis jogadores, com duração
média de 20 minutos por participante, Historia é um jogo de civilização um
pouco fora do convencional.
- Claro que deve ser estranho! Com
esse nome só pode ser brasileiro e nenhum jogo nacional presta!
Alto lá, Geração Pepsi Twist
Chapado! Primeiro, há incríveis jogos nacionais no mercado e muitos outros
surgindo a cada dia. Segundo, apesar do nome, Historia não é um jogo
Brasileiro, mas sim, apesar do autor ser italiano, da Terra do Tio Sam (Nota da
Sra. Slovic: De outro Tio Sam, não do Sr. Slovic). Diferente de muitos jogos de civilização, em
Historia não há um tabuleiro com um mapa, onde cidades são construídas e
exércitos marcham rumo à conquista de vastos territórios. Sim, no jogo há um
tabuleiro (Nota do Sr. Slovic: Lindo, por sinal) com um mapa-mundi, mas este é
pequeno e só um mais um mero detalhe, onde a maior parte é tomada por uma
matriz de Ciência x Força Militar, muito bem bolada. A primeira vista nada faz
sentido, mas conhecendo um pouco das regras, o jogo se torna intuitivo e mostra
todo seu potencial.
A Matriz de desenvolvimento mostra
o quanto sua civilização é avançada em Ciência e quanto é poderosa em Força
Militar, e dependendo da relação das duas, em que estágio de organização Social
está. Cada cor na matriz representa um tipo de governo, em que todos iniciam no
Tribal, e que pode evoluir para diversos caminhos: Império, Iluminismo, Utopia.
As ações são conduzidas por um
conjunto de dez cartas. Conforme seu avanço na trilha da Ciência, em cada turno
pode fazer uma, duas ou três ações. Cada carta represente um tipo de ação e,
depois de usada, é colocada na pilha de descarte, só voltando à mão em
determinados momentos da partida, por isso saber quando usar cada ação é
importante. As ações variam de aumentar o nível tecnológico ou militar, até
guerrear ou construir maravilhas. O combustível para fazer as ações são os
Cubos de Poder. Inicia-se o jogo com alguns em mãos, mas conforme são usados
nas Ações, são usados no tabuleiro ou colocados em um descarte próprio, só
retornando em certas condições. É mais um elemento que deve ser gerenciado com
muito cuidado.
- Parece complicado. Melhor jogar
War.
Há vida de depois do War, órfão de
Dudinka! Historia tem regras simples e intuitivas, mas requer habilidade para
dominar sua estratégia. Como já mencionado, há recursos que devem ser
gerenciados com cuidado, Maravilhas com habilidades especiais, cartas de
Embaixadores de uso único e Cartas de Líderes que traçam um rumo para ganhar
Pontos de Vitória (PV) mais facilmente. No fim da partida, quem tiver mais PV,
vence.
O jogo é dividido em três Eras e
cada era em quarto Rodadas. A rodada termina quando um dos jogadores usa a
carta de Rebelião. No fim de cada rodada, há a atualização do tabuleiro e
distribuição de PV, dependendo dos territórios conquistados no mapa e na posição
na Matriz. Sim, conquista, pois apesar de ser um jogo de civilização pouco
convencional, ainda é um jogo de civilização, portando há batalhas, que são
facilmente decididas pelo nível Militar de cada lado, mas não há eliminação de
jogador.
Há uma regra variante, que
adiciona Cartas de Catástrofes, que deixa a partida caótica. Infelizmente as
regras para jogo solo deixa a desejar, usando as cartas de Ações especiais,
chamadas Civbot, onde outras civilizações são comandadas pelo tabuleiro. Já
foram lançadas várias micro expansões, que modificam pouco jogo: caminhos travados
na Matriz, objetivos, cidades.
No geral, Historia é um grande
jogo. Épico (Nota do Sr. Slovic: Na minha humilde opinião, um dos melhores
jogos do tema que existe. Só não é o melhor, por que tenho um sincero afeto, e
uma longa história, com o Civilization). As partidas tem uma duração razoável
para jogos desse tipo, onde jogos como Clash of Cultures ou Through the Ages
pode levar brincando mais de quatro horas. O jogo é dinâmico, com muitas opções
para alcançar a vitória. A pontuação varia muito de uma rodada para outro e a
troca de líderes a cada Era muda a estratégia e pode beneficiar um jogador que
esteja atrás na pontuação.
Então, preparado para elevar sua
civilização a novos patamares ou será só mais uma nota de rodapé nos livros de
História?
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